Causas de incêndio no Lacen só serão divulgadas após perícia

Bombeiros agiram rápido. Um grupamento é situado bem ao lado do órgão, que fica localizado no início da Rua Tancredo Neves, Bairro São Lázaro, na zona norte de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

As causas que provocaram o incêndio que atingiu, na madrugada de sábado (11), a sede do Laboratório Central do Amapá (Lacen), responsável por exames de detecção da covid-19 e outras doenças no Estado, só serão reveladas depois uma perícia.

O órgão fica localizado no início da Rua Tancredo Neves, Bairro São Lázaro, na zona norte de Macapá, a cerca de 100 metros de um grupamento do Corpo de Bombeiros, o que favoreceu uma ação rápida dos militares para controlar as chamas. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas iniciaram por volta das 1h30 e estavam concentradas numa sala do órgão. Lá, haviam equipamentos, mas não foi possível mensurar danos. Porém, um freezer foi atingido.

“Não se sabe se chegou a danificá-lo. A perícia esteve no local da ocorrência. Segundo informações preliminares, o sinistro pode ter começado na central de ar”, disse o Corpo de Bombeiros.

O portal SelesNafes.com procurou o Governo do Amapá para saber o que aconteceu, se prejuízos chegaram ao laboratório e até que ponto o incidente prejudica ou paralisa as análises, porém a pasta não se pronunciou até esta publicação.

… o que favoreceu uma ação rápida dos militares para controlar as chamas. Fotos: Divulgação

Na manhã deste domingo, o Estado emitiu uma comunicação, na qual informou que está garantida a continuidade das atividades Lacen, incluindo exames para detectar a covid-19. A informação é de que o local atingido foi o almoxarifado da instituição.

Segundo o comunicado oficial, “nenhum serviço foi comprometido, uma vez que os laboratórios não foram atingidos pelo sinistro, que causou apenas perda de materiais e insumos”.

“O Laboratório de Biologia Molecular, onde são feitos exames de doenças virais, como a covid-19, não foi atingido e possui insumos para mais de uma semana de serviços”, reforçou .

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) já trabalha na mudança do almoxarifado para outra sala e também na adesão de maquinário frigorífico, que foi perdido no sinistro.

O laudo sobre as causas só deve sair entre 10 e 20 dias, informou o Governo do Amapá neste domingo (12). Será feito pela Polícia Científica.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!