Em Pedra Branca do Amapari, município a 180 km de Macapá, alunos da rede pública passaram a receber da prefeitura uma cesta de alimentação escolar diferente e saudável. Os 1.888 estudantes estão ganhando um kit com legumes e frutas para levar para casa.
O kit é composto de jerimum, macaxeira, farinha de mandioca, abacaxi, banana, laranja, melancia, couve, cheiro verde, alface, pimentinha e limão. Os recursos, R$ 214 mil, são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os alimentos estão sendo comprados de produtores locais, conforme previsto na lei 11.947/2009.
“Os gêneros alimentícios vão complementar a nutrição dos alunos, diante de um período tão difícil vivenciado por toda humanidade, além de fortalecer a economia voltada para os pequenos agricultores de Pedra Branca do Amapari”, avalia a nutricionista Joane Silva .
As escolas estão agendando com os pais a entrega dos kits.
“Estava bastante ansiosa. Diante da situação que estamos vivendo é um kit muito importante, estou agradecida”, disse a auxiliar de serviços gerais, Maria dos Santos, avó de Alan dos Santos Martins, do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal São Pedro.