Por SELES NAFES
Depois de uma pausa em 2020, no momento mais crítico da pandemia, a prefeitura de Laranjal do Jari, cidade a 268 km de Macapá, decidiu retomar a comemoração pelo aniversário do município, que no próximo dia 17 completa 34 anos de criação. A programação começou no último dia 3 com um casamento comunitário e encerra no próximo dia 19, com o tradicional Rally dos Castanhais.
A programação reúne eventos religiosos, esportivos e culturais. No dia 10, ela prossegue com a Parada Cultural, que vai reunir amostras de artistas plásticos, apresentações de grupos de dança, DJs, bandas locais, grupos de capoeira, artesanato, e outras manifestações artísticas. No dia 11, acontece a tradicional Corrida da Mulher.
Entre os dias 15 e 19 de dezembro acontece o ponto alto da programação de aniversário. No dia 15, o evento será gospel, e no dia seguinte, haverá show pirotécnico e a atração nacional com Zé Vaqueiro.
No dia 17, data do aniversário, na praia da Samaúma, em frente à orla da cidade, acontece a famosa Corrida de Rabetas.
“Samaúma é um bairro, e na frente desse bairro existe a Ilha da Samaúma. Nessa época do ano o rio está mais baixo e surge uma praia com cerca de 1 km de faixa de areia, uma bela praia de água doce”, explica o secretário de Cultura de Laranjal do Jari, Jairo Guerreiro.
No dia 18, a programação será toda regional, e no dia 19 acontece o tradicional Rally dos Castanhais, que reunirá pilotos de motocross.
Mais de 100 agentes públicos estarão cuidando da segurança dos eventos. De acordo com o secretário, pelo menos 12 hotéis e pousadas estão preparados para garantir qualidade de atendimento aos visitantes.