Por RODRIGO ÍNDIO
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 41 altos de infração lavrados por alcoolemia durante o fim de semana no Amapá. Os motoristas foram enquadrados no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que classifica o uso de bebida alcoólica na direção ou abster-se de fazer o exame de alcoolemia.
Além da multa de R$ 2.934,70, cinco destes condutores estavam com o teor alcoólico alto foram autuados também por crime de trânsito e encaminhados à Polícia Civil. Eles poderão responder a processo. Se forem condenados, a pena de detenção varia de 6 meses a 3 anos.
Caso a quantidade de álcool detectada seja superior a 0,34 miligramas, explica PRF, a situação caracteriza o crime de embriaguez ao volante, o que acarreta na prisão em flagrante. O condutor também têm a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
No total, 153 pessoas foram fiscalizadas pela PRF neste fim de semana. A cada 4 pessoas, uma estava alcoolizada ou se negou a fazer o teste etilômetro.
“Isso nos preocupa bastante e reiteramos a necessidade de que o condutor tenha uma condução mais assertiva, mais segura e mais proativa para que juntos possamos fazer um trânsito mais seguro”, disse o inspetor Francimuller Nascimento.
Foram registrados ainda dois acidentes, mas sem gravidade.