Senador do Amapá é condecorado com a maior honraria da França

A Lègion d'honneur foi concedida a Randolfe Rodrigues por atuação durante a pandemia de covie-19
Compartilhamentos

A atuação durante a pandemia de covid-19 rendeu ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) a comenda ‘Lègion d’honneur’, a maior honraria do governo francês. Com o reconhecimento, Randolfe entrou para o grupo de 150 brasileiros homenageados desde 1802, quando a honraria foi criada por Napoleão Bonaparte.

A condecoração ocorreu nesta segunda-feira (6), na Embaixada da França, em Brasília (DF). Entre os brasileiros agraciados em dois séculos estão Dom Pedro II, Marquês de Sapucaí, Visconde do Rio Branco, Marechal Rondon, Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso.

“Sem o apoio irrestrito e trabalho incansável da nossa assessoria eu tenho certeza que esta homenagem não seria possível”, reconheceu o parlamentar.

A atuação em questões de fronteira também pesou na escolha do senador, segundo informou a Embaixada da França. Entre a situações enfrentadas na região estava o combate ao coronavírus entre Oiapoque e Saint-Georges.

Condecoração foi acompanhada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Embaixadora Brigitte Collet

“Nós temos que nos inspirar na nossa fronteira, naquilo que nos une e não no que nos separa, como os povos originários que ali habitam. Há séculos vivem na região explorando de forma sustentável os recursos naturais, para eles não existem limites entre as duas nações”, afirmou.

“Existe um grande fluxo de pessoas entre as fronteiras, o que exigiu especial atenção para evitar o agravamento da crise sanitária envolvendo cidadãos de ambos países”, explicou Randolfe.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!