Após trabalhar pra ter filhos na faculdade, idoso de 63 anos conclui ensino médio

Pescador Adinaldo Santana Gonçalves é morador da cidade de Amapá, a 306 km de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O sonho de infância que virou realidade. Aos 63 anos, Adinaldo Santana Gonçalves, morador da cidade de Amapá, a 306 km de Macapá, conseguiu conquistar o desejado “canudo” do ensino médio, se tornando um exemplo de superação.

Ele, que teve infância humilde na comunidade ribeirinha de Vila do Sucuriju, estudou até a 5ª série (atual 6º Ano do Ensino Fundamental), mas precisou começar a trabalhar cedo como pescador.

Com o pescado, ajudava os pais carentes na despesa de casa e a alimentar seus 12 irmãos, não tendo oportunidades para continuar o estudo. Assim seguiu por anos.

Em 1999, decidiu fazer o concurso público da prefeitura de Amapá e passou para o cargo de vigilante. Com isso, sua vida mudou.

O momento da formatura…

… foi de muita emoção e…

… muito comemorado. Fotos: Arquivo Pessoal

Adinaldo teve nove filhos de três relacionamentos. A partir daí, passou a ter ainda mais responsabilidades. A prioridade, além dos pais, passou a ser a alimentação e educação dos filhos.

Dos nove filhos, todos concluíram o ensino médio, sendo que dois concluíram o nível superior (um é tecnólogo em Redes de Computadores e o outro é bacharel em Direito e pós-graduando em Direito Processual Penal e Direito Desportivo), e uma está terminando o Curso de Pedagogia. Era e é do trabalho árduo que o pai de família ajudava e ajuda os filhos a terem foco nos estudos.

Antes disso, seu Adinaldo também passou a ser zelador da igreja da cidade, onde sofreu um acidente e, por um tempo, ficou dependendo de benefício social do INSS. Foi quando recebeu a sugestão de que, como estava sem trabalhar, poderia voltar a estudar.

Ele não pensou duas vezes e com o apoio dos filhos ingressou na Escola Estadual Vidal de Negreiros, em 2016, pelo sonho de ser formar. O idoso, agora avô de 10 netos, concluiu o ensino fundamental e, no último dia 17 de janeiro de 2022, finalmente, concluiu o ensino médio e não conteve a emoção.

Adinaldo Santana deixou familiares orgulhosos, com a esposa, …

… a filha…

.. e o filho Delean Gonçalves

“Sensação de realização pessoal, de vitória, superação e esperança, pois nunca é tarde para começarmos ou retornamos aos sonhos que já tivemos ou temos”, destacou Adinaldo Santana.

Agora, o sexagenário, cheio de vitalidade, pretende seguir os estudos, cursando uma faculdade de Educação Física, mas sem deixar o trabalho de lado. Sua família é só gratidão.

“Sentimento de muito orgulho, pois mesmo depois de tanta dificuldade vivida na infância, conseguiu concluir o ensino médio depois de muito tempo, e nos ensina que nunca é tarde para iniciarmos os planos que temos. É um exemplo para todos de muita determinação”, disse o filho, Delean Gonçalves, de 24 anos.

Seu Adinaldo Santana Gonçalves é um exemplo de que toda fase da vida vem premiada com novos conhecimentos e desejos. Sua história fortalece que nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!