Curta amapaense que mostra vida de garimpeiros vence festival

Filme foi idealizado por filha de garimpeiro que morreu durante escavação
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

O curta amapaense, “Utopia”, venceu a quarta edição do Festival Olhar do Norte, na categoria melhor filme. O curta-metragem é resultado da pesquisa da diretora e cineasta Rayane Penha, sobre as histórias vividas pelo pai que era garimpeiro no Amapá.

Além da produção amapaense, mais dezoito filmes concorreram ao prêmio. O festival aconteceu entre os dias 21 e 24 de janeiro.

O curta-metragem traz como enredo a história de pessoas que arriscam a própria vida todos os dias em garimpos, no coração da floresta amazônica, em busca de ouro. É nessa busca que muitos já perderam a vida, em alguns casos por doença, em outros por assassinato e outros ainda por acidente como a queda de um barraco.

E foi um acidente o que aconteceu com o pai da idealizadora da história, Rayane Penha. Ele era garimpeiro no Vila Nova, distrito do município de Porto Grande, quando durante uma escavação um barranco despencou sobre ele.

Diretora Rayane Penha: produção audiovisual percorre festivais nacionais e internacionais. Fotos: divulgação

Para a diretora, o filme se propõe a fazer as pessoas pensarem sobre o garimpo como espaço onde os que estão lá muitas vezes sofrem por falta de estrutura segura para trabalhar.

“O filme se propõe mais a pensar nas pessoas que estão dentro desse espaço que o poder público não alcança, do que necessariamente à exploração do minério no Amapá”, disse a cineasta.

Utopia já concorreu em mais de 30 festivais nacionais e internacionais. No dia 31, o filme estreia em duas plataformas de streaming, o Itaú Cultural Play e no Box Brasil Play.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!