Politizando: Possível nova onda de covid-19 atinge políticos em cheio

Os bastidores da política do Amapá
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Covid e políticos

A possível nova onda de covid-19 no Amapá parece ter escolhido os políticos. Nos últimos dias, muitos deles declararam estar com a doença que ainda não tinham contraído nos últimos dois anos de pandemia. Os deputados Acácio Favacho (federal Pros) e Marília Góes (estadual PDT) são alguns deles. Até agora, os que manifestaram estar com a doença estão vacinados, e, por isso, desenvolveram sintomas leves.

Vem mais por aí

A expectativa é de que mais políticos apareçam doentes nos próximos dias, já que a maioria não usava máscaras no evento com o presidente Jair Bolsonaro (PL), na semana passada, em Macapá. Eles se misturaram à multidão de militantes também desprotegidos.

Disputa no PTB

O PTB terá apenas um candidato ao Senado, avisou o presidente da legenda, Kássyo Ramos. No entanto, a legenda tem dois nomes de peso com a mesmaa pretensão: a coronel PM Palmira e o pastor Guaracy Júnior. Kássyo Ramos tomou uma decisão: quem estiver pontuando melhor nas pesquisas terá a indicação e o apoio financeiro do partido para concorrer.

Cel Palmira disputa indicação do partido com Guaracy

Desafio: pontuar

E por falar em PTB, Kássyo ainda não desistiu de ver o pastor e professor universitário Gesiel Oliveira como vice na chapa de Jaime Nunes. Contudo, orientou Gesiel a se movimentar o máximo possível para pontuar em pesquisas de consumo interno como candidato ao governo. Trocando em miúdos: terá que provar que tem densidade eleitoral.

Gesiel Oliveira terá que pontuar em pesquisas de consumo interno para ter chance de ser indicado como vice. Foto: Seles Nafes

Da justiça à política

A desembargadora aposentada Sueli Pini, agora filiada ao PRTB, não é a única a mudar de lado do balcão. Depois de julgar políticos, ela agora é uma agente política e deve se candidatar ao Senado. A mesma decisão foi tomada pelo promotor de justiça Afonso Guimarães.

Combate à corrupção em busca de votos

Depois de investigar e processar políticos, o promotor acaba de se aposentar e conversa com líderes partidários para ingressar em alguma legenda. Entre os partidos na ‘mira’ do promotor está o PTB. A aposta é de que Afonso Guimarães poderá utilizar seu currículo de combate à corrupção para convencer os eleitores de que merece um voto de confiança para deputado federal.

Clécio, sem volta para ‘casa’

O ex-prefeito de Macapá e pré-candidato ao governo, Clécio Luís (sem partido), foi forjado no PT, assim como o senador Randolfe Rodrigues, hoje na Rede. Os dois fizeram trajetórias partidárias parecidas, mas um retorno de Clécio para a esquerda é um cenário remoto. 

Clécio está residindo em Oiapoque há quase dois meses

Jaime: Articulação na base de apoio. Foto: Seles Nafes

Sem volta pra casa II

O pré-candidato, que está residindo em Oiapoque desde o início de dezembro, foi procurado por Marcos Roberto e também chegou a conversar com o presidente estadual da legenda, Antônio Nogueira. Clécio só deve definir a próxima legenda em fevereiro, e já avisou que será no campo ideológico de centro, provavelmente, Avante ou PSDB.

Jaime e os prefeitos

Enquanto Clécio está residindo nos municípios para se aproximar mais da população que não o conhece tanto como na capital, o vice-governador e também pré-candidato ao governo, Jaime Nunes (Pros), tem adotado outra estratégia: se articular no meio político. Aliados afirmam que ele já tem apoio da maioria dos prefeitos. Contudo, Jaime também estaria planejando uma maratona de visitas ao interior do Estado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!