Politizando: Reaproximação pode definir apoio de Randolfe a Clécio

Os bastidores da política do Amapá
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Reaproximação

Afastados desde a campanha de 2020, o ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), e o senador Randolfe Rodrigues (Rede), se reaproximaram nos últimos dias e voltaram a conversar. Um dos temas: a futura candidatura de Clécio ao governo do Amapá.

Possível acordo

A conversa avançou, e existe a possibilidade de Randolfe declinar da indicação do partido para se candidatar ao governo do Estado. Aliados históricos e amigos pessoais, os dois protagonizaram uma das maiores crises da campanha de 2020, com rompimento e desfiliação (a pedido) de Clécio, que continua conversando com vários partidos.

Aliados históricos estavam rompidos desde 2020. Foto: Reprodução

PSB

A informação chegou rápido ao QG dos Capiberibe, leia-se PSB. Ao saber da possível abdicação de uma candidatura ao governo de Randolfe, o grupo intensificou uma aproximação com Jaime Nunes (Pros), desafeto declarado há muito tempo e atual vice-governador.

Fogo a vista

O PSB já espalhou que pretende soltar uma nota pública nos próximos dias avaliando a reaproximação de Clécio e Randolfe e, claro, preparando um bombardeio de críticas. Camilo queria a candidatura de Randolfe para ter uma chapa forte que carregasse Capi na disputa pela vaga de senador.

Deputado federal Camilo Capiberibe tem o PSB sob comando

‘Novo’ cacique

E por falar em PSB, João Capiberibe deixou de determinar os passos do partido. Desde o ano passado, o comando informal e as principais articulações têm saído da cabeça de Camilo, que tentará a reeleição à Câmara dos Deputados.

Pisando na bola

Tem prefeito pisando na bola e perdendo recursos federais articulados pelo senador Davi Alcolumbre. A equipe tem feito as contas e já descobriu que pelo menos R$ 18 milhões retornaram aos cofres da União nos últimos meses por perda de prazo para realização de obras ou apresentação de projetos. Esta coluna apura os nomes dos prefeitos enrolados.

Marília e Luciana: vaga vitalícia em disputa

Disputa no TCE

A disputa pela indicação da Assembleia Legislativa para a vaga que será aberta com a aposentadoria de Júlio Miranda virou uma guerra que saiu dos bastidores entre as deputadas Marília Góes (PDT) e Luciana Gurgel (PRB). Luciana tem usado as redes sociais para atacar a adversária e o governo do Estado.

Ataques

Fontes garantem que Luciana tem perdido apoio interno, o que pode explicar a estratégia de abrir fogo contra Marília. Miranda se aposentará no próximo dia 21, e o atual presidente da corte, o ex-deputado estadual Michel JK, deve comunicar a vacância à Assembleia.

Júlio Miranda se aposenta no próximo dia 21. Foto: André Silva/SN

Rito

Michel já decidiu que precisará criar um novo rito para escolher o próximo conselheiro. Enquanto isso, como a escolha não precisa ser rápida, é grande o risco de a vaga de Júlio Miranda ser ocupada por um auditor de carreira, provisoriamente.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!