Segundo o Governo do Amapá, o Ministério da Saúde (MS) confirmou para a esta sexta-feira (14) a chegada a Macapá de 6.900 doses da vacina Pfizer destinadas para crianças de 5 a 11 anos.
O Estado prevê a distribuição dessas doses para todos os municípios no próximo sábado (15). Antes disso, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) fará o armazenamento e separação para posterior distribuição às prefeituras.
Todos os critérios de vacinação seguirão o que foi estabelecido em Nota Técnica do Ministério, informou o Governo do Estado, através de sua Assessoria de Comunicação.
Ordem
A ordem de vacinação estabelecida pelo Ministério de Saúde será:
1 – Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades;
2 – Crianças indígenas e quilombolas.
3 – Crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19,
4 – Crianças sem comorbidades, na seguinte ordem sugerida:
4.1 – crianças entre 10 e 11anos;
4.2 – crianças entre 8 e 9 anos;
4.3 – crianças entre 6 e 7 anos,
4.4 – crianças com 5 anos.
Cuidados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipulou critérios para a aplicação em crianças. Um deles é que o imunizante nas crianças não seja administrado concomitante a outras vacinas do calendário infantil. O recomendado é um intervalo de 15 dias entre outras vacinas. A Anvisa também não recomenda a modalidade drive-thru.
De acordo com o órgão, devem ser informados aos responsáveis os possíveis eventos adversos, como dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia, artralgia, ou outras reações após a vacinação.
Os pais ou responsáveis devem ser orientados a procurar o médico se a criança apresentar dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações após a aplicação da vacina.