Vacina da Pfizer: Amapá recebe 6,9 mil doses para crianças

A previsão é que o imunizante chegue a Macapá na tarde desta sexta-feira (14).
Compartilhamentos

Segundo o Governo do Amapá, o Ministério da Saúde (MS) confirmou para a esta sexta-feira (14) a chegada a Macapá de 6.900 doses da vacina Pfizer destinadas para crianças de 5 a 11 anos.

O Estado prevê a distribuição dessas doses para todos os municípios no próximo sábado (15). Antes disso, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) fará o armazenamento e separação para posterior distribuição às prefeituras.

Todos os critérios de vacinação seguirão o que foi estabelecido em Nota Técnica do Ministério, informou o Governo do Estado, através de sua Assessoria de Comunicação.

Ordem

A ordem de vacinação estabelecida pelo Ministério de Saúde será:

1 – Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades;

2 – Crianças indígenas e quilombolas.

3 – Crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19,

4 – Crianças sem comorbidades, na seguinte ordem sugerida:

4.1 – crianças entre 10 e 11anos;

4.2 – crianças entre 8 e 9 anos;

4.3 – crianças entre 6 e 7 anos,

4.4 – crianças com 5 anos.

Cuidados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipulou critérios para a aplicação em crianças. Um deles é que o imunizante nas crianças não seja administrado concomitante a outras vacinas do calendário infantil. O recomendado é um intervalo de 15 dias entre outras vacinas. A Anvisa também não recomenda a modalidade drive-thru.

De acordo com o órgão, devem ser informados aos responsáveis os possíveis eventos adversos, como dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia, artralgia, ou outras reações após a vacinação.

Os pais ou responsáveis devem ser orientados a procurar o médico se a criança apresentar dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações após a aplicação da vacina.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!