Camilo critica investimentos do governo federal nos municípios e gera indignação de prefeitos

Reação ocorreu depois de reportagem de O Globo
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP) não esperava que a crítica dele a liberação de recursos para os municípios do Amapá fosse causar tanto descontentamento entre os prefeitos. Ao tentar desqualificar o rival Davi Alcolumbre (UB-AP), numa reportagem de O Globo, Camilo disse que as entregas na verdade são uma estratégia que desequilibra o “jogo eleitoral”.

A reportagem de O Globo procurou relacionar com a eleição de 2022 os recursos articulados nos últimos dois anos pelo senador para obras nos municípios, compra de caminhões, tratores e até a reforma da Rodovia JK. Além disso, cita a liberação de R$ 158 milhões para a Codevasf, companhia federal que passou a atender o Amapá depois de um projeto de lei de autoria do senador. A mesma companhia concluiu a pavimentação da Linha Verde e está construindo pontes em áreas urbanas.

Os prefeitos ouvidos na reportagem elogiaram a liberação de recursos e disseram que historicamente os municípios poucas vezes tiveram oportunidade de investimentos públicos. O único deputado federal ouvido na matéria de O Globo foi Camilo, que disse:

“Ele (Davi) é o dono da Codevasf no Amapá. Isso desequilibra o jogo eleitoral. Até 2019, todos os deputados tinham os mesmos valores de recursos (emedas). O senador Davi (Alcolumbre) foi o dono do orçamento secreto em 2019 e 2020, então acumulou um volume grande de verbas. Impressiona a forma como ele faz propaganda sem parar em todas as rádios desses recursos do orçamento secreto”.

A reação dos prefeitos foi imediata e a maioria ligou para o deputado para tomar satisfações e perguntar se é para devolver os recursos, cancelar as obras e devolver caminhões coletores de lixo e outros equipamentos.

Márcio Serrão (Laranjal), Beth Peales (Pedra Branca). Fotos: Rodrigo Índio

Prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, recebe as chaves de caminhões coletores da Codevasf

Márcio Serrão (Laranjal do Jari), Ary Duarte (Vitória do Jari), Beth Pelaes (Pedra Branca), Bruno Mineiro (Tartarugalzinho), Dudão (Mazagão), Júnior Leite (Pracuúba), Reinaldo (Serra do Navio), Amanajás (Cutias), Serafim (Itaubal), Divino Rocha (Ferreira Gomes) e o presidente da Associação dos Municípios, Carlos Sampaio (Amapá), foram os que mais protestaram contra o que chamaram de ‘gol contra’ do parlamentar.

Um deles lembrou que seu município nunca tinha recebido investimentos no mesmo porte quando Camilo era governador, Capi senador, Janete deputada federal e Dilma presidente.

Uma fonte confirmou que o parlamentar, desconfiado do que se tratam as ligações dos prefeitos, tem preferido não atender ao telefone. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!