Por LEONARDO MELO
Depois de uma intensa articulação do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), o governo federal voltou a liberar recursos para a construção do residencial Janary Nunes, no Distrito de Fazendinha. Um termo de cooperação entre a prefeitura de Macapá e a Caixa Econômica será assinado nesta sexta-feira (4).
A obra foi iniciada na gestão do então prefeito Clécio Luís, que já tinha entregue outros três residenciais: o Mestre Oscar (Bairro Ipê), São José (Buritizal) e o Açucena (Novo Buritizal).
A construção Janary Nunes, no entanto, foi paralisada no fim de 2019 quando o governo Bolsonaro interrompeu o envio de recursos para o Programa Casa Verde Amarela, que substituiu o antigo Minha Casa, Minha Vida.
Ao todo, a obra tem R$ 40 milhões articulados pelo senador Davi Alcolumbre e outros R$ 5 milhões de contrapartida por meio de emenda do deputado Vinícius Gurgel (PL).
O Janary Nunes, nome do primeiro governador do Território Federal do Amapá, terá 500 apartamentos de 42 metros quadrados com dois quartos, sala de estar e jantar, banheiro, cozinha, área de serviços e sacada, além de uma escola de ensino infantil e quadra poliesportiva.
O conjunto também terá sistemas próprios de água e esgoto, estacionamento, praça e outros espaços.