Indígena preso iria vender curiós na Guiana Francesa, diz polícia

Ele foi flagrado quando equipes policiais estavam atrás de membros de uma quadrilha de roubo a banco em Oiapoque, a 590 km de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Um indígena foi flagrado na fronteira do Amapá tentando atravessar, na madrugada desta terça-feira (15), com passarinhos da fauna brasileira da cidade de Oiapoque para a Guiana Francesa.

Ele foi pego por equipes policiais que executam, desde o fim de semana, mais uma etapa da Operação Hórus, que objetiva coibir crimes, contrabando e descaminho nas áreas de fronteira e divisa entre estados.

Segundo o delegado Charles Corrêa, chefe do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Oiapoque, a força tarefa da ação policial estava fazendo cercos para capturar membros de uma quadrilha especializada em roubos a banco quando se deparou com o indígena.

A polícia não revelou o nome e nem a que aldeia ele pertence. Contudo, segundo o delegado, ele confessou que os curiós, que estavam em gaiolas, seriam comercializados na cidade de São Jorge, do lado francês.

Delegado Charles: apesar de parecer uma irregularidade branda, essa travessia de animais capturados da fauna brasileira para território estrangeiro constitui tráfico internacional

“Foi lavrado um Termo Circunstanciado com relação a esse caso. E o indígena foi encaminhado à justiça”, informou o delegado.

Ele falou que apesar de parecer uma irregularidade branda, essa travessia de animais capturados da fauna brasileira para território estrangeiro constitui tráfico internacional. Ainda não há elementos para abrir uma investigação específica para apurar se há frequência nesse contrabando de aves na região.

A Operação Hórus é realizada entre as Polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!