Multas a empresas por sonegação e contrabando somaram R$ 1 mi no Amapá em 2021

Autos de infração vêm de fiscalizações da Sefaz, principalmente nas regiões de fronteira do Estado.
Compartilhamentos

O Amapá multou empresas por crimes contra a ordem tributária em R$ 1,1 milhão em 2021. Junto com os autos de infração, foram apreendidas cargas de mais de 160 empreendimentos que teriam praticado irregularidades como contrabando e sonegação.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em geral, isso ocorre quando essas empresas tentam entrar no estado com cargas clandestinas e produtos sem notas ficais ou documentação de origem.

Bebidas alcoólicas, pescado e combustíveis foram alguns dos principais produtos apreendidos por equipes de fiscalização volante da Sefaz. Mas, o prejuízo vai além dos cofres públicos.

Segundo o órgão, produtos contrabandeados possuem, também, origem ilícita. por iss, bebidas e cigarros oriundos de fábricas clandestinas, por exemplo, representam também um risco para a saúde do consumidor.

Fiscalizações são feitas …

… em conjunto com a polícia

Operação Hórus

Os agentes da fiscalização volante da Sefaz, que alcançam localidades distantes desde o arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, até a Vila Brasil, em Oiapoque, no extremo norte do Estado, integram também as ações da força-tarefa da Operação Hórus, projeto do  Programa Nacional de Combate aos Crimes nas Fronteiras e Divisas, do Governo Federal em conjunto com estados fronteiriços, como o Amapá.

Abordagem na fronteira de Oiapoque

A Operação Hórus integra as forças de segurança no Estado, com as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e as Guardas Civis dos municípios, unidos para combater os crimes transfronteiriços de acordo com as especificidades de cada região.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!