Quarenta famílias da Vila Maranata, no Rio Ajuruxi, município de Mazagão, foram contempladas pelo Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI) com kits para iniciar o projeto de pesca e recria de camarão. O investimento, do Governo do Amapá, é de R$ 600 mil.
Os kits incluem motor de popa, malhadeiras, caixa térmica, freezer, mapati (peças para pesca do camarão, sendo 50 para cada associado), balança, gaiola para recria, canoa e ração para engorda do camarão.
Os itens incentivam o desenvolvimento da pesca, uma das principais atividades econômicas da região, que é cortada por grandes rios amazônicos. A entrega, feita pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), ocorreu no último fim de semana.
Os produtores da comunidade poderão agora pescar e estocar o camarão vivo e, ainda, usar técnicas de engorda para, em seguida, comercializá-lo. Inicialmente, com as metodologias, os beneficiários poderão aumentar sua renda em até 70%, segundo a SDR.
“Isso é valioso, e se trabalharmos com dedicação, é o início de uma mudança econômica dentro de nossa localidade. Sabemos que com todo esse aporte poderemos ter uma renda maior e, assim, haverá uma outra realidade para nós”, enfatizou o jovem pescador da comunidade, Jefferson Baia, um dos contemplados com os kitis.
Neste arranjo de recria de camarão houve um investimento geral de cerca R$ 1,2 milhão, atendendo, ao todo, quatro associações e 80 famílias, sendo todas de Mazagão, com o repasse de equipamentos para pesca e armazenamento do camarão.
O secretário da SDR, Janner Gazel, destacou que os incentivos para a produção vão continuar na próxima safra do PPI.
“Estamos concluindo uma fase, mas vamos permanecer acompanhando a comunidade com auxílio técnico e já visando o próximo PPI da safra 22/23, em que a localidade será atendida com mais abrangência e mais associados serão acolhidos”, informou.
Presente na entrega, o deputado estadual e produtor rural, Jesus Pontes (PTC), falou sobre os detalhes do programa e a relevância desse serviço aos produtores.
“Queremos sempre oportunizar o pequeno pescador ou produtor pois, desta forma teremos o setor produtivo forte e esse é o objetivo do PPI, criar ocasiões para melhorar as políticas do produtivas no campo”, declarou.