Na Floresta Estadual do Amapá, TW Forest gera riqueza com retorno social

Empreendimento é o único explorando a Flota de forma sustentável, permitindo que as espécies continuem sendo preservadas e a floresta crescendo
Compartilhamentos

Por SELES NAFES, informativo publicitário

No meio da floresta amazônica, uma empresa está gerando riqueza ao transformar em realidade um dos principais potenciais econômicos do Amapá, o madeireiro. A TW Forest atua com dois grandes diferenciais: o manejo florestal sustentável e o investimento social.

A empresa está instalada dentro da Floresta Estadual do Amapá (Flota), a cerca de 30 km do Assentamento Pancada do Camaipí e a 130 km da sede do município de Mazagão.

Em 2016, a TW Forest venceu a licitação do governo do Estado do Amapá para manejar uma unidade do primeiro lote de concessão florestal disponibilizado, correspondente a uma área equivalente a 67 mil campos de futebol pelo período de 40 anos.

O manejo florestal sustentável permite a conservação da floresta amazônica, mantendo-a em pé, diferente de desmatamento que só gera devastação. A área de atividade foi mapeada para um ciclo de 25 anos, ou seja, foi dividida em 25 Unidades de Produção Anual (UPAs).

Ao longo de um ano, a empresa maneja madeira somente de uma UPA, em média 2,5 mil hectares, onde chegam a existir mais de 40 espécies de valor comercial, como o angelim-vermelho, maçaranduba, cumarú e cupiúba. Só uma pequena parcela das árvores é cortada, em média três por hectare. Ao final de 25 anos, a empresa voltará ao mesmo local do primeiro ano para reiniciar o ciclo e manejar as mesmas UPAs. É o chamado “manejo florestal sustentável”.

25 unidades de produção foram mapeadas…Fotos: TW Forest

…as toras são identificadas…

…e os tocos também com os mesmos números

…num processo fiscalizado e acompanhado até por ONGs internacionais

Nesse contexto, cada árvore é identificada com número que faz referência ao inventário florestal e o local exato de onde foi retirada. Após o corte das árvores, o toco que fica na floresta também recebe o mesmo número para comprovação de origem. Tudo devidamente licenciado e fiscalizado pelo Ibama, Dema e Batalhão Ambiental, além de auditado pela Secretaria de Meio Ambiente do Amapá (Sema). O processo também é acompanhado pelas organizações não governamentais internacionais FSC e PEFC. Esta última, certifica que o papel usado provém de uma árvore cortada com manejo florestal sustentável.

Clareiras e luz solar

Outro elo dessa cadeia da sustentabilidade ocorre ao redor das clareiras abertas após o corte de uma árvore. A retirada permite a entrada da luz solar, fazendo com que milhares de sementes germinem dando origem a novas árvores.

No processo de manejo, a TW Forest industrializa a madeira e comercializa nos mercados nacional e internacional, levando o nome do Estado do Amapá para mais de 40 países, como Estados Unidos, países da Europa e Ásia. 

Clareiras permitem a entrada da luz solar e germinação de outras futuras árvores

Madeira é embarcada…

…e comercializada EUA e países da Europa e Ásia, levando o nome do Amapá

Retorno social

A atividade gera entorno de 300 empregos diretos no próprio Estado do Amapá, no município de Mazagão. Os colaboradores são registrados, passam por treinamento e têm todos os direitos trabalhistas garantidos.

Além da geração de emprego, renda e impostos, a TW Forest decidiu dar outros retornos para a comunidade, como a recuperação e manutenção dos ramais existentes, e reforma de pontes no assentamento Pancada do Camaipí.

Outra decisão importante foi disponibilizar para a comunidade local a oportunidade de manejar os produtos não madeireiros (andiroba, copaíba e castanha) durante a entressafra da madeira, em locais onde antes não era possível chegar, desde que autorizado pelo órgão competente.

Empresa está cuidando dos ramais da comunidade

Mais de 300 empregos garantidos com direitos e segurança respeitados

A empresa decidiu também disponibilizar para a comunidade um ponto de internet próximo a Ponte do Rio Vila Nova. O acesso é livre, permitindo que trabalhadores e estudantes possam se conectar.

Portanto, o manejo florestal sustentável desenvolvido pela TW Forest é o único modelo de atividade que concilia o desenvolvimento ambiental e socioeconômico para o Estado do Amapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!