A convite de Lucas, ministro da Cidadania visita o Jari e anuncia recursos

Ministro também fez balanço da assistência social que famílias já recebem do governo federal
Compartilhamentos

A convite do senador Lucas Barreto (PSD), o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, passou a segunda-feira (25) visitando os municípios no Sul do Amapá que foram atingidos pela cheia do Rio Jari. No total, são mais de 16 mil pessoas afetadas, entre desalojados, desabrigados e as que tiveram as residências alagadas.

Laranjal do Jari concentra o maior número de famílias atingidas: 4 mil. Na vizinha Vitória do Jari são mais de 2,5 mil famílias.

“É muito importante estar perto das pessoas para entender de forma precisa a maneira mais apropriada para o Governo Federal auxiliar nesse trabalho de ajuda humanitária e em ações para permitir que as pessoas retomem suas trajetórias depois dessa calamidade”, comentou Ronaldo Bento, acompanhado da secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, e do prefeito de Laranjal, Márcio Serrão.

Ministro conversa com morador em Laranjal do Jari. Fotos: Maksuel Martins

O governo federal deve liberar mais de R$ 500 mil voltados ao abrigamento de pessoas que precisaram sair de casa.

“Os recursos podem ser usados para compra de colchões, alimentação, pagamento de aluguel do alojamento, cobertores, insumos. Tudo o que tenha a ver com abrigamento”, explica Maria Yvelônia.

“Infelizmente, estamos vivendo um período de vulnerabilidade social devido à elevação do nível do rio Jari. A vinda do ministro é muito bem-vinda, pois traz projetos com ações de emergência do Governo Federal para ajudar não apenas a cidade de Laranjal do Jari, mas também nosso município vizinho Vitória do Jari”, avaliou Márcio Serrão.

Na sala de situação ministro acompanha trabalho da Defesa Civil

Assistência

O ministro informou que em todo o Brasil, em 2021, mais de 859 mil famílias foram atendidas com alimentos, entre indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores e atendimentos emergenciais a populações em condição de vulnerabilidade. Ao todo, 1,8 milhão de cestas de alimentos foram distribuídas, num total de mais de 40 mil toneladas de produtos. Em 2022, até o início de abril, já eram 795 mil famílias atendidas e 11 mil toneladas de alimentos distribuídos.

De acordo com o ministro da Cidadania, em Laranjal do Jari 7.613 famílias estão recendo o auxílio de R$ 400. Em Vitória do Jari, outras 2.803 famílias.

Já o Auxílio Gás, que garante a cada dois meses o valor da metade de um botijão de gás de cozinha às famílias, chega a 30 mil famílias do estado, sendo 2,4 mil famílias em Laranjal do Jari e 2,1 mil famílias em Vitória do Jari.

A Tarifa Social de Energia Elétrica chega a 22,8 mil famílias no Amapá e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por sua vez, chega a 8,5 mil pessoas com deficiência no Amapá e 8.104 idosos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!