Por ANDRÉ SILVA
Moradores próximos ao reservatório artificial de hidrelétrica tiveram a casa invadida pela água do Rio Araguari
Moradores de uma comunidade ribeirinha do município de Porto Grande, localizada a 102 quilômetros de Macapá, tiveram a casa invadida pela água do Rio Araguari nos últimos dias.
A Defesa Civil do município já está fazendo o cadastro das famílias atingidas e o monitoramento das réguas que medem o nível no rio.
O Movimento dos Atingidos por Barragens, que cuida de questões associadas a pessoas que moram as margens dos rios Araguari e Amapari, onde ficam as Hidrelétricas Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes, enviou imagens de casas alagadas.

Água invadiu as casas. Fotos: MAB
As famílias que aparecem nas imagens moram na comunidade do Mira a, aproximadamente 70 quilômetros de distância da sede do município. Elas moram próximas ao reservatório artificial da HCC e toda vez que chove muito, como aconteceu nas última semana, o reservatório enche e atinge as casas.
Segundo o presidente do MAB, Maroni Atimba, os ribeirinhos que moram nas proximidades do reservatório ainda não tiverm atenção, nem do poder público municipal quanto nem do empreendimento.

Ribeirinhos sofrem…

…com a situação
“Essas pessoas que são atingidas pelo empreendimento Cachoeira Caldeirão, Não são reconhecidas pela hidrelétrica. E é essa nossa luta, que essas pessoas sejam reconhecidas e que eles deem condições para essas pessoas que foram penalizadas e não foram compensadas”, protestou o Moroni.
Neste sábado (2), ele vai subir o rio para fazer um registro e o levantamento de todas as famílias estão sendo atingidas.

Água quase chegou no teto desta casa
A DC informou, também, que fará o mesmo, mas leva na bagagem cestas básicas além de água e material de higiene para assistir às famílias prejudicadas.
A reportagem tentou entrar em contato com a HCC, mas até o momento não teve retorno das ligações.