Lucas e Acácio pedem prioridade e recursos para região atingida por cheia no Jari

Vitória e Laranjal do Jari já acumulam mais de 15 mil pessoas afetadas, segundo informou o senador Lucas Barreto ao ministro da Cidadania
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) pediu na tribuna do senado que o governo federal priorize os decretos de emergência dos municípios de Laranjal e Vitória do Jari, no Sul do Amapá, atingidos pela cheia do Rio Jari, que ontem ultrapassou 1 metro acima do nível normal, chegando a 2,76 metros.

O pedido de Lucas foi dirigido ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

“São 4.038 famílias atingidas em Laranjal do Jari e 2,7 mil em Vitória do Jari. São mais de 15 mil pessoas afetadas e a situação é grave. Tá faltando água e comida”, disse o parlamentar durante sessão do Senado.

Horas antes, o senador e o deputado federal Acácio Favacho (MDB) tinham sido recebidos pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. O senador explicou que as cheias, que são sazonais, ainda não tinham atingido com tanta intensidade a região, especialmente Vitória do Jari. 

“Digo à população que o Ministério da Cidadania vai se fazer presente para ajudar nessa situação de calamidade, que será tratada como a situação exige. Dentro em breve vai chegar ajuda”, adiantou o ministro.

“É a terceira vez no mandato do presidente Bolsonaro que essa região passa por enchentes, e o governo federal em todas as oportunidades sempre nos auxiliou estendendo o braço para o Estado do Amapá”, comentou o deputado Acácio Favacho.

O ministro ficou de anunciar que tipo de auxílio será enviado ao sul do Amapá, que nesta quarta-feira (20) suspender as aulas em todas as escolas por tempo indeterminado. Só em Laranjal 11 escolas foram atingidas pela cheia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!