Narcóticos Anônimos e a luta para salvar quem chegou ao ‘fundo do poço’

O grupo está completando 20 anos de atividade no Amapá
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Representantes do grupo Narcóticos Anônimos, de Belém (PA), estão em Macapá para lembrar os 20 anos de atividade no Amapá. Os “12 passos” do NA costumam ser a base de programas de reabilitação onde há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar drogas.

O NA é um movimento derivado dos Alcoólicos Anônimos que nasceu nos Estados Unidos na década de 1950. Não tem filiação a outra organização, matrículas e nem taxas. Não há compromissos escritos, nem promessas a fazer a ninguém, como gostam de enfatizar os membros. Eles também não são ligados a grupos políticos, religiosos ou policiais.

O objetivo do movimento é divulgar o trabalho para que mais pessoas busquem apoio. Nessa reportagem, eles terão nomes fictícios.

Paulo, 56 anos, é eletricista. Ele se envolveu aos 14 anos com drogas ilícitas e lícitas, e chegou ao fundo do poço após perder o controle sobre sua vida. Há 25 anos, ele está em recuperação a partir do desejo de parar de usar drogas e encontrar uma nova maneira de viver.

Pedro, de 40 anos, está em recuperação há 2 anos e se rendeu ao NA também pelo desejo de parar de usar drogas. O professor diz não se sentir mais só por encontrar na irmandade pessoas com os mesmos problemas e soluções. Ele busca se conhecer mais através do programa de 12 Passos de ajuda mútua.

Eles vieram a Macapá conhecer João, do NA de Macapá, com o objetivo de fortalecer a mensagem. João está ‘limpo’ há 7 anos e 1 mês. Ele é mais um que chegou ao fundo do poço. O funcionário público mudou de vida no NA e afirma ter se tornado um membro produtivo da sociedade.

O Portal SelesNafes.Com teve um bate-papo com o trio que foi respondendo de forma aleatória a cada pergunta.

João (primeiro de costas) é representante do NA em Macapá. Fotos: Rodrigo Índio

Muitos centros de reabilitação utilizam a filosofia do Narcóticos Anônimos. Como é essa filosofia?

Paulo: Bom, o programa de Narcóticos Anônimos é um programa espiritual não-religioso. Trabalhamos com 36 princípios, 12 Passos para recuperação e 24 para área de serviço. Então, hoje as instituições, centros terapêuticos, clínicas de reabilitação, casas de apoio, todas usam o programa de Narcóticos Anônimos. Abrange outras comunidades pra ajudar na recuperação contra adicção ativa (dependência).

Com a pandemia, aumentou ou reduziu a quantidade de jovens envolvidos com drogas? E por que?

Pedro: Conseguimos perceber que no período de pandemia, após os lockdowns, os grupos presenciais foram fechados. Fomos para o grupo virtual e teve um aumento considerável de pessoas querendo conhecer a irmandade em nível mundial. Nós percebemos que muitas pessoas conseguiram conhecer nossa mensagem através da tecnologia. É importante pra nós. A juventude participa desse momento de crescimento, assim como o público LGBTQIA+. Tá sendo muito legal receber esses companheiros.

Reuniões ocorrem em Macapá e Santana

Existem também pessoas acima de 50 anos dependentes químicos. Para esses o tratamento é mais difícil?

Paulo: Uma pergunta importante. Pra chegar ao fundo do poço e admitir sua impotência perante a adicção com drogas, a pessoa precisa de fato ficar lá embaixo. Antes ela vai ficando com uma autossuficiência, achando que ela vai ter o controle da droga, que vai conseguir sozinha. É a doença do egocentrismo, que ‘a vida é minha, trabalho, tenho meu dinheiro, não roubo’, mas não é bem assim. Ele vai chegar ao extremo de sua doença. Tem que querer (deixar). Vai ter dificuldade? Vai! Porque a droga deixa sequelas. É um processo de rendição maior. Existem todos os públicos e é possível, sim, recuperar.

Como o NA avalia a política pública de tratamento dos dependentes?

João (Macapá): É um grupo de ajuda mútua que não cobra taxa e nem matrícula. Fazemos isso pelo bem do próximo que sofre os mesmos problemas que a gente. Faltam políticas por parte dos governantes, mas a gente é multiplicador da mensagem. No Amapá, temos grupos em Macapá e Santana. O de Macapá é localizado no Bairro Buritizal, na Avenida 13 de Setembro com a Rua Professor Tostes. As reuniões são nas sextas, às 19h, e nos domingos às 17h. Em Santana é o Grupo Vida, localizado na Igreja da Praça Cívica, com reuniões às quintas, às 19h. Linha de ajuda (para mais informações) pelo número 3003-5222.

É questão de tempo perder o controle da vida pelo uso constante de drogas

Quais as drogas mais usadas atualmente?

João (Macapá): Em Narcóticos Anônimos nosso problema não é uma droga específica, o nosso problema é a doença da adicção que se manifesta com comportamentos compulsivos e obsessivos. Logo no início nós temos que parar, que quebrar essa compulsão e obsessão pelas drogas, seja por qualquer tipo, lícita ou ilícita.

Qual será a agenda do NA em Macapá?

Pedro: O objetivo é levar esta mensagem. Haverá a 7ª Convenção, em Belém, entre 24 e 26 de junho para debater a experiência.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!