Festas e disputas juninas estão de volta em Macapá; veja calendário

Festança começa nesta quinta-feira (2)
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O mês de junho chega e traz de volta a magia dos festejos juninos, que neste ano têm um gostinho especial: aquele reencontro tão esperado finalmente irá acontecer!

É tempo de enfeitar as casas, pular fogueira, estourar bombinhas, preparar as deliciosas comidas juninas, arrumar os looks e começar o arrasta pé.

Mas onde terá festança? O Portal SelesNafes.Com ouviu representantes das principais instituições que organizam eventos juninos no estado e que divulgaram seus calendários da festa que é considerada por muitos a melhor época do ano. Esta semana já tem muita música, dança e disputa.

O Instituto Arraiá no Meio do Mundo, por exemplo, realiza na quarta-feira (2) a escolha da corte junina. Serão eleitos a garota e o garoto Fefap, Fefap diversidade e casal noivos. Veja ordem de apresentação:

Já na sexta-feira (3) tem disputa de quadrilhas em um pré-festival, onde cada grupo fará 15 minutos de apresentação. Quadrilheiros de diversos municípios irão participar. Veja ordem de apresentação:

 

No sábado (4) tem a escolha da Garota Junina 2022, realizada pela quadrilha Reino de São João. Sete candidatas disputam o título e o valor de R$ 5 mil para a primeira colocada. Veja ordem de apresentação:

Todos esses eventos acima ocorrem a partir das 20h, na quadra do Centro Didático Raimundo Adamor Picanço, atrás do Super Fácil Beirol.

Perto do fim de junho, será a vez das disputas “oficiais” das quadrilhas. Depois de ter eleito sua corte junina, a Liga Junina de Macapá (Ligajum) realiza o festival municipal nos dias 27 e 28 de junho.

“A quadra junina do município de Macapá retorna com toda força, proporcionando tudo de maravilhoso que há nas quadrilhas juninas da capital e fomentando a economia local”, disse o presidente da Ligajum, Cláudio Vaz.

Cláudio Vaz, da Ligajun: força total

O festival estadual do Instituto Arraiá no Meio ocorre de 5 a 9 de julho.

“Fomos a única instituição que não parou na pandemia, apesar da perda de integrantes. Em 2020 fizemos em live. 2021 teve a escolha da corte junina também através de live e em setembro tivemos o estadual de forma limitada. Em 2022, a gente retorna os grupos com força máxima e esperamos um festival grandioso. Estamos com 38 grupos confirmados. Convidamos o público a prestigiar”, disse Urielson Duarte, coordenador geral do Arraiá no Meio Mundo.

Urielson, do Arraiá do Meio do Mundo: lives na pandemia

Dionei: lives na pandemia demonstraram amor do quadrilheiro

O festival estadual da Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) ocorre nos dias 2 e 3 de julho, depois de ter realizado seu pré-festival.

“Ao contrário do que todos diziam de que a quadra Junina iria retornar muito timidamente, no IV Pré-Forrozão do Primo Sebastian que aconteceu no último dia 22/05/2022, os grupos apresentaram um espetáculo mais belo que o outro. Isso mostra a saudade e o amor que o quadrilheiro tem por seu movimento. Tivemos ainda um público maravilhoso em nosso Pré-forrozão”, comentou Dionei Furtado, presidente da Fejufap.

As lideranças do movimento cultural junino defendem que a festa movimenta o setor econômico do Estado gerando dezenas de empregos nesse período.

As prefeituras também estão divulgando suas programações juninas em seus perfis nas redes sociais. Então prepare seu chapéu de palha e camisa quadriculada e caia na festança.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!