No Amapá, 52% dos idosos têm excesso de peso

Além disso, quase 34% da população adulta também sofre com a obesidade. Estado capacitou profissionais de saúde sobre prevenção do problema.
Compartilhamentos

No Amapá, 33,76% da população adulta e 51,51% dos idosos sofrem de excesso de peso, revelou estudo do Ministério da Saúde durante um treinamento promovido pelo governo do Estado para prevenção da obesidade.

A oficina de Gestão do Cuidado das Pessoas com Obesidade, realizada na sede do Conselho Regional de Odontologia, em Macapá, na sexta-feira (10), foi ministrada por professores da Universidade Federal de Ouro Preto e profissionais do Ministério da Saúde (MS).

O objetivo é qualificar o atendimento das equipes de atenção à saúde aos pacientes, de acordo com normas do MS e a realidade de cada município amapaense.

O trabalho de capacitação dos profissionais em relação à obesidade ganhou força antes da pandemia, em 2019, através de oficinas para profissionais de saúde.

Profissionais de saúde de vários municípios foram treinados para trabalhar na prevenção da obesidade com pacientes. Foto: Ascom/GEA

“Este trabalho é necessário para conseguirmos atingir os pacientes que irão até as unidades de saúde. E a recomendação que damos às pessoas é que façam suas refeições com alimentos frescos e minimamente processados”, explicou a nutricionista e membro da coordenação geral de alimentação e nutrição do MS, Ana Maria Cavalcante.

Apesar do alto índice de obesidade em pessoas adultas, o Amapá possui vários meios de alimentação saudável, como a pesca e os frutos da nossa terra, afirmou a gerente de atenção básica do município de Pedra Branca do Amapari, Elza Guerra.

“A gente tem a oportunidade de mostrar as nossas realidades e identificar as prioridades que precisamos abordar, para melhorar ainda mais o atendimento das pessoas”, destacou Elza.

Foto: Funiblogs

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!