Conheça a Agregue, empresa que gera 1 mil empregos e desenvolve o sul do Amapá

A empresa atua em Laranjal e Vitória do Jari
Compartilhamentos

Instalada no sul do Amapá, desde 2018, uma das maiores exportadoras e beneficiadoras de madeira da América Latina, a AGREGUE, atua no setor florestal com extração, transporte, processamento e comércio de madeiras nativas da Amazônia. A empresa está efetivamente contribuindo no desenvolvimento sócio econômico na região do Vale do Jari, nos municípios de Laranjal e Vitória do Jari.

Em 2021, a empresa, que executa um plano de manejo florestal com foco em sustentabilidade, inaugurou mais uma indústria de processamento de madeira no município de Laranjal do Jari.

A Agregue atua numa área de 96 mil hectares de forma sustentável. Entre as várias espécies catalogadas na região, somente treze são colhidas para beneficiamento, como o angelim vermelho, cumaru, maçaranduba, jatobá e angelim pedra, entre outras. Cerca de 70% da produção total é exportado para outros países, e o restante distribuído para o mercado nacional.

Considerando todo o investimento, a Agregue está gerando emprego para centenas de famílias na região do Jari. São aproximadamente 1 mil trabalhadores. 
Além disso, a atividade e a renda gerada estimulam outros segmentos da economia, como o comércio e o setor de serviços.

A empresa possui um escritório técnico e administrativo em Monte Dourado, distrito de Almeirim (PA), onde uma equipe especializada dá o suporte para a execução do Plano de Manejo Florestal Sustentável.

Entre dezenas de espécies, apenas 13 são colhidas

Produtos são exportados

Uma das fábricas foi inaugurada em 2021 em Laranjal do Jari

As atividades desenvolvidas pela AGREGUE têm como objetivo central manejar, processar e comercializar produtos florestais madeireiros, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais, em conformidade com a legislação da atividade florestal.

As principais diretrizes e estratégias para desenvolver os objetivos proposto são:

Colher madeira nativa e outros produtos da floresta de forma que garanta a sustentabilidade e a perpetuidade da produção florestal ao longo dos ciclos de corte com a máxima eficácia, eficiência e segurança;

A empresa usa manejo florestal

Executar o plano de manejo florestal, aplicando técnicas seguras adaptadas às condições da floresta, evitar e/ou mitigar os impactos socioambientais;

Implementar medidas para a conservação dos recursos naturais;

E contribuir continuamente para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Vale do Jari.

Que conhecer mais a AGREGUE? Sigas as nossas redes sociais no Facebook e Instagram 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!