Festival do Camarão: “Não troco essa festa por nada”, diz amapaense ao embarcar para o Afuá

Tradicional festa paraense atrai centenas de amapaenses que partem de Macapá todos os anos.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

No último fim de semana das férias, amapaenses se mobilizaram às centenas para o tradicional Festival do Camarão, que este ano chegou à sua 38ª edição. A festividade, que iniciou a programação na quinta-feira (28), é realizado em Afuá, município paraense.

Como de costume, os amapaenses partem da rampa do Santa Inês, em Macapá. O dia todo, barcos estão recebendo passageiros e aguardando a maré encher para zarpar rumo à festa.

O barbeiro Lucas Eduardo, de 20 anos, trabalhou até o início da tarde desta sexta-feira (29) para juntar dinheiro e ir ao evento. Ele disse que desde os 6 anos de idade ia com os pais, mas depois que chegou à maioridade passou a ir só. Este ano, terá a companhia da esposa, Thais Vitória, de 20 anos. 

“Não troco essa festa por nada. Nunca perdi um ano. Antigamente, ia nas costas dos meus pais, mas agora tenho que trabalhar pra ir. Inclusive estava trabalhando até ainda agora porque tenho que levar minha mulher. Daqui a pouco tô levando meu filho”, disse o trabalhador.

O dia todo, barcos estão recebendo passageiros e…

… aguardando a maré encher para zarpar rumo à festa. Fotos: André Silva/SN

Lucas Eduardo e Thais Vitória

Jonhata Afonso, de 22 anos, sempre acompanhou o pai, que é músico de Charanga – bandinha formada por tambor e instrumentos de sopro – para a festividade, mas desde os 15 anos não viaja para o Afuá. Desta vez, está indo na companhia de amigos.

“Meu pai tocava charanga pra lá e eu era ‘molequinho’ e não tinham aonde me deixar e acabava acompanhando ele, mas fazia tempo que eu não ia”, confessou o jovem.

Jonhata Afonso está indo na companhia de amigos

Capitania dos Portos fiscalizou a lotação das embarcações

Amapaenses estão indo às centenas para Afuá

A Capitania dos Portos estava fiscalizando todas as embarcações. Até o momento da produção desta reportagem, nenhuma irregularidade havia sido registrada.

A programação do Festival do Camarão vai até domingo (31).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!