Atualizado às 23h38
Por OLHO DE BOTO
Terminou com dois mortos e três feridos o confronto entre presos no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), ocorrido na tarde desta quarta-feira (6), na zona oeste de Macapá.
Com o conflito controlado pelas Polícias Penal e Militar, enquanto buscas eram feitas em pavilhões, o diretor do Iapen, Lucivaldo Costa, conversou com a imprensa.
Ele afirmou que a ação para conter os presos salvou muitas dentro do Pavilhão F3, local onde ocorreu o conflito.
Segundo ele, tudo começou por volta de 14h20. Houve um óbito dentro do pavilhão. Quatro internos foram socorridos ao Hospital de Emergência (HE), dos quais 1 morreu, dois retornaram após atendimento médico, e um está internado.

Carro-tumba deixa o Iapen com corpo de detento morto. Fotos: Olho de Boto/SN
“A Polícia Penal interviu logo que iniciou o confronto e teve apoio do Grupo Tático Prisional, inclusive salvaram a vida de muitos presos que saíram correndo do pavilhão e graças à intervenção da Polícia Penal para conter o conflito”, afirmou o diretor.
Ele confirmou que os policiais usaram munições letais e não letais na ação, mas não esclareceu se um dos dois mortos foi atingido por tiros da segurança do sistema prisional.

Bope ajudou a revistar pavilhões
Segundo ele, não havia nenhuma informação sobre rixas ou desavenças entre os presos.
“Ainda estamos tentando esclarecer os motivos, mas foi alguma razão entre eles”, reforçou.
Até a publicação desta matérias, duas armas haviam sido apreendidas.