Em meio a denúncias de extorsão, prefeitura tenta assumir controle do Setap

Clima é tenso na sede do Setap, onde estão seguranças das empresas e a Guarda Municipal
Compartilhamentos

Por SELES NAFES e RODRIGO ÍNDIO

O clima é tenso na sede do Sindicato das Empresas de Ônibus do Amapá (Setap), na manhã desta sexta-feira (12). Representantes da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), órgão subordinado à prefeitura da capital, estão neste momento tentando efetivar a intervenção municipal no sistema de transporte público coletivo. Seguranças das empresas foram chamados, assim como a Guarda Municipal.

No último dia 2, o prefeito Dr Furlan decretou situação de emergência no transporte público abrindo caminho para uma intervenção nas empresas. O processo tirou de circulação a empresa de ônibus responsável por atender metade das linhas da capital, a Sião Thur, que não teve a licença renovada. A empresa pertence ao empresário Décio Nunes, presidente do Sindicato das Empresas.

Hoje cedo, no contra-ataque, o Setap soltou uma nota pública afirmando que o ato da prefeitura foi criminoso e arbitrário, e revelou que encaminhou ao Ministério Público denúncia de uma suposta tentativa de extorsão.

Áudio

Um áudio foi divulgado por interlocutores de Décio com a voz do presidente da CTMac, Andrey Rego, supostamente falando sobre dinheiro. 

Selfie tirada por Andrey Rego na companhia de Décio Nunes foi divulgada por interlocutores do empresário presidente do Setap

Procurado, Rego se pronunciou. Segundo ele, a Sião Thur usa o Setap para fazer acusações aleatórias.

“Fico triste com todos esses insultos direcionados a minha pessoa, pois todos têm a ciência da situação do transporte público em Macapá e da necessidade de licitar o sistema para podermos virar essa página. Ao assumir a companhia sabendo das missões que teríamos pela frente, já tinha a compreensão que estaria mexendo com interesses de pessoas poderosas, mas o município precisa caminhar para o desenvolvimento e não podemos acatar a pedidos que não condizem com o planejamento”.

Ele disse ainda que a intervenção não é uma caça às bruxas, e que todas as empresas haviam sido notificadas sobre a licitação.

“Lamento profundamente todas as acusações sórdidas orquestradas por um grupo que não consegue compreender a necessidade de termos um transporte que atenda a população com qualidade. Essa administração sempre irá pautar suas ações na melhoria da qualidade de vida da população macapaense, o que no referido assunto, trata-se da mobilidade urbana”. 

Ele também comentou sobre o áudio e a foto dele.

 

GCM foi chamada pela CTMac…

…assim como seguranças das empresas. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Décio Nunes chega para a reunião com os dirigentes da CTMac

Por volta das 10h40, Décio chegou à sede do Setap onde já aguardavam diretores da CTMac para a intervenção.

A imprensa foi proibida de acompanhar a reunião.

Enquanto isso, a capital amanheceu hoje mais uma vez com as paradas de ônibus lotadas. As empresas acusam a prefeitura de terem tirado a Sião Thur de circulação se que houvesse um plano para não deixar as linhas descobertas.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!