Na orla, Prefeitura de Macapá deixa skatistas a ver navios

No dia e horário marcados, Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer deixou skatistas frustrados na pista sem a estrutura prometida para o campeonato.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Era para ser um grande campeonato de inclusão voltado para skatistas de diferentes municípios do Amapá durante a programação do Macapá Verão. Porém, o evento previsto no calendário da prefeitura frustrou os atletas.

Segundo a Associação de Skatistas do Amapá (ASKAP), a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) não deu o apoio prometido ao torneio, que há 10 anos é realizado no período das férias escolares.

Segundo a ASKAP, o acordado inicialmente era que a programação deste ano ocorreria no dia 9 de julho, com a prefeitura garantindo a estrutura de tendas, sonorização, premiação para os vencedores, entre outros recursos. Contudo, o evento foi adiado para o dia 30, às 15h, na pista de skate da praça Santa Inês, na zona sul de Macapá.

De acordo com os skatistas, a programação foi amplamente divulgada nas redes sociais oficiais da gestão municipal. Com isso, os atletas intensificaram os treinos, inclusive os representantes de Porto Grande, Mazagão, Santana e Laranjal do Jari.

Skatistas se decepcionaram com gestão do prefeito Furlan

Entretanto, no dia previsto, ao chegar no local combinado, todos foram surpreendidos. Não havia nenhum servidor da prefeitura, nem som, tendas, mesas e nem premiação.

Uma hora e meia depois, chegaram dois funcionários da Comel com garrafas de água mineral para os esportistas. Para não agravar mais ainda a frustração, os atletas decidiram tocar o campeonato mesmo sem a estrutura combinada.

“Um constrangimento enorme para todos que estavam no local. Um misto de ódio e frustração. Pedimos uma ampla investigação na Comel para saber onde foi alocada a verba destinada ao evento”, publicou em tom de repúdio a equipe da loja Caverna Skateshop em seu Instagram. Veja:

Repúdio em nome dos atletas

Kookimoto Mira, de 39 anos, é skatista há três décadas e juiz homologado pela Confederação Brasileira de Skate. Ele participaria na categoria master.

“Foi muito frustrante chegar no local e constatar que não iria ter o evento. Olhávamos na cara dos pais que levaram seus filhos prestigiar o evento e participar, todos estavam com tristeza no olhar. Esse evento seria especial, porque seria a estreia da categoria master aqui no estado do Amapá”, lamentou Kooki.

A expectativa era ter na competição cerca de 80 skatistas inscritos, divididos nas categorias iniciante, feminino, amador e master.

Comel deu apenas garrafas de água mineral para os esportistas

De acordo com o presidente da ASKAP, Giovane Pontes, a associação não recebeu da Comel explicações e nem retratação sobre o ocorrido.

“Queremos uma retratação pública e a correção da premiação para os atletas, pois o evento ainda aconteceu sem som, coordenado somente com a voz, por respeito aos atletas que estavam treinando para a competição e que vieram de outros municípios distantes”, comentou Pontes.

Ele lembrou que esporte e lazer são direitos defendidos pela Constituição Federal.

“Apesar do ocorrido, tenho fé que esse episódio só nos mostra o quanto podemos evoluir quanto pessoa e município, de exemplo para sua juventude, pois é daqui que vem o futuro”, acrescentou.

Kooki pratica a modalidade desde os 10 anos de idade

O que diz a PMM

Em nota, a Prefeitura Municipal de Macapá informou que cada modalidade requer premiações específicas, no entanto, a programação esportiva incluiu diversos torneios, sendo acordado de forma justa, a mesma premiação em todos os eventos. Já sobre a estrutura solicitada pelos parceiros foi inviabilizada com a realização do desfile do bloco A Banda.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!