Por piso salarial de 2020, professores de Macapá entram no segundo dia de protesto

Ato público ocorre em frente ao novo prédio da Prefeitura de Macapá. A Rua Jovino Dinoá foi fechada.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Mais da metade dos profissionais da educação de Macapá paralisaram as atividades nas escolas. É o que garante a vice-presidente da executiva municipal do Sinsepeap na capital, Iara Marques.

Ela e dezenas de professores realizaram um ato público em frente ao novo prédio da Prefeitura de Macapá, na manhã desta quarta-feira (17), em busca de melhorias salariais e de carreira. A Rua Jovino Dinoá foi fechada.

Hoje é o 2° dia de ato, que segue ganhando adesão. Ontem, os manifestantes ocuparam o prédio da Câmara Municipal de Macapá pedindo a aprovação dos Projetos de Lei 06-2022-PMM e 07-2022-PMM.

Um trata da tabela do grupo magistério e o outro do piso municipal para os auxiliares educacionais. Para os PL’s serem aprovados estão pendentes dois pareceres: da Comissão Tributária, Orçamentária e Financeira (CTFO), presidida pelo vereador Alexandre Azevedo, que é base do prefeito Furlan, e da Comissão da Educação, liderada pelo vereador Gian do Nae.

No 2° dia de ato, movimento…

… segue ganhando adesão. Fotos: Rodrigo Índio/SN

“Então, estamos hoje, aqui, cobrando do prefeito Furlan para que ele faça essa articulação com a base dele, para que eles [os presidentes das comissões] emitam esses pareceres para ir posteriormente para o plenário para votação de todos os vereadores”, comentou Iara Marques.

De acordo com os manifestantes, o presidente da CMM, Marcelo Dias, sinalizou para a categoria que se os pareceres estiverem prontos, ele coloca os PL’s em uma reunião extraordinária.

“A tabela do grupo magistério, nós estamos cobrando da gestão desde o ano passado. Essa tabela trata do piso de 2020, um piso defasado, que foi pago para alguns servidores, não contemplou todo mundo, onde é necessário enquadrar todo mundo e publicar a tabela. Não negociamos o piso de 2022. Aceitamos e está atrasado o piso de 2020”, acrescentou Iara.

Segundo o Sinsepeap, a falta de tabela causa transtorno, sobretudo, para quem está em processo de aposentadoria e, por isso, não tem mais como esperar.

Até o momento, a gestão municipal não entrou em diálogo para solucionar o problema. Com isso, os trabalhadores cruzaram os braços.

“As aulas estão paralisadas. São dois dias de ato pela nossa valorização. Cansamos de não ter respostas”, concluiu Iara.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!