Por SELES NAFES
Com base na legislação eleitoral, apenas três coligações do Amapá terão direito ao tempo de TV e rádio na propaganda eleitoral deste ano, que começa no próximo dia 26. Na tarde desta quinta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou o tempo de cada agremiação que concorre ao governo, Senado e cargos proporcionais, e fez o sorteio de quem começará.
A coligação Amapá para Todos, do candidato Clécio Luís (SD), que vai iniciar a temporada de propaganda, ficou com o maior tempo em função do tamanho do arco de alianças. Jaime Nunes (PSD) e Gilvam Borges (MDB) aparecem atrás na duração da propaganda.
Veja abaixo como ficou:

Clécio, da coligação “Amapá para Todos” (SD, PL, PSDB, Cidadania, REP e UB)
6 minutos e 32 segundos

Gilvam, da coligação “Eficiência e Trabalho (MDB-Podemos)
1 minuto e 37 segundos

Jaime, da coligação “Pra Mudar de Verdade” (PSD, Pros, PSC e PTB)
1 minuto e 50 segundos

Jairo Palheta (PCO) sem tempo

Gesiel PRTB: sem tempo

Gianfranco (PSTU): sem tempo
Para o Senado ficou assim:

Davi (UB) 2 minutos e 21 segundos

Capi (PSB) 1 minutos e 7 segundos

Rayssa (MDB) 33 segundos

Pastor Guaracy 38 segundos

Gilberto Laurindo (Patriota) 10 segundos

Valdenor Guedes (Avante): 8 segundos

Sueli Pini (PRTB): sem tempo
Em reunião entre a cúpula do TRE, partidos e emissoras de rádio e TV, foi anunciado que a geradora dos programas eleitorais deste ano será a Rede Amazônica (Globo), e no rádio a Diário FM. Os tempos são os mesmos para televisão e rádio. As mídias serão enviadas em formato físico ou por e-mail até às 14h da véspera do programa.
Além dos programas eleitorais, cada coligação terá direito a um número de inserções ao longo das programações de cada emissora, de acordo com o tamanho de cada coligação e representação no Congresso.