“Banho” com lenço umedecido e louça suja: o que faz a falta de água em Macapá

Pilhas de louças e casa suja se tornaram cenas comuns. População reclama de comunicação com a Companhia de Saneamento do Amapá (CSA).
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Se vivesse em um reality show, certamente o amapaense seria forte candidato à vitória, especialmente nas provas de resistência. Esta semana, desde a segunda-feira (26), muitos bairros da capital estão sofrendo com a interrupção no abastecimento de água tratada.

Em alguns locais, como na rua Heráclito Juarez Filho, no Bairro Buritizal, a falta do líquido ocorre há quatro dias ininterruptos. Sem água em casa, a rotina muda.

O músico Marcus Fernandes contou ao Portal SelesNafes.com parte dos perrengues que ele, sua família e vizinhos têm passado nos últimos dias.

O “banho”, na verdade a higienização, em alguns momentos apenas com lenços umedecidos, com água mineral ou com água do poço artesiano do vizinho, que ajudou com baldes vários moradores da região.

A situação é constrangedora, como relata o músico, que lamenta por ter que ver sua mãe ser submetida a esse tipo de provação.

Louças se acumulam nas pias

Para quem tem mania de limpeza, conta o cantor, é ainda mais agoniante ter que ver as pias cheias de louças e não ter água para fazer o asseio da casa. Para piorar, ele reclama da comunicação com a Companhia de Saneamento do Amapá (CSA).

“A gente liga pra lá e pergunta se eles têm alguma previsão, e eles apenas dizem que não. Parece que estão falando com um qualquer. Não sabem informar nada. A galera tá vivendo de água mineral. Cheguei em casa e a mamãe pegou água na vizinha que tem um poço, pegou uns baldes de água. Tá todo mundo sem água”, protestou Marcus.

Já reutilizada várias vezes, água que resta na casa de Marcus para limpar o chão

CSA

A Companhia de Saneamento do Amapá (CSA), admitiu o problema, que estaria ocorrendo na captação da água no Rio Amazonas. No início desta noite, em novo comunicado, a empresa informou que o problema está resolvido. Leia a nota na íntegra.

“A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) informa que a manutenção emergencial realizada na Estação de Captação de Água Bruta do Rio Amazonas resultou na estabilização do sistema, que segue em observação, mas já retoma gradativamente suas atividades.

A previsão é que nas próximas 24h a rede seja pressurizada e as intermitências reduzidas nos bairros atendidos pelo sistema central de abastecimento de água.

A CSA orienta aos clientes que novas ocorrências de falta de água sejam registradas na Central de Atendimento 24h, no número 0800 086 0116. Esse procedimento favorece o mapeamento das áreas que precisam de mais atenção”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!