Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Jacques Pereira da Silva, de 52 anos, pai de uma criança de 1 ano e 2 meses, acusa a mãe de sua filha de tê-la empenhorado em troca de drogas em uma boca de fumo. O caso ocorreu na região de pontes do Bairro do Muca, na zona sul de Macapá.
O fato teria ocorrido há dois finais de semana, em um domingo, quando Jacques, que tem uma roçadeira e trabalha fazendo bicos, chegou em casa e não encontrou a filha.
“Perguntei pela neném e ela [a mãe] chegou e disse que tinha ido para um aniversário, aí anoiteceu. Aí eu disse: ‘sim, Nathália, tu não vais buscar a neném, não?’. Aí, ela disse: ‘eu menti pra ti, eu empenhorei a neném, porque tu ama muito a tua filha, ama muito ela e eu pensava que tua ia lá buscar a neném, tu ia lá pagar ela e trazer a tua filha de volta’. Aí, eu peguei o copo e dei uma copada dela, com raiva, que ela teve coragem de empenhorar a própria filha”, contou Jacques.
Apenas no dia seguinte a criança foi resgatada. A mãe da criança voltou à boca de fumo e deu a geladeira do casal para reaver a criança.
A história carrega vários tons da dramaticidade social de diversas famílias brasileiras: pobreza, desemprego, moradia precária, violência, falta de perspectivas e abuso de álcool e drogas.
O Portal SelesNafes.com questionou Jacques sobre não ter ido resgatar a filha, ou mesmo chamado a polícia. Ele apenas respondeu:
“Aqui, o povo mata”.
O homem, que é natural de Castanhal (PA), saiu de casa e está em outro bairro. Não tem tido notícias da agora ex-mulher e está pedindo ajuda com quantia de R$ 500,00 para ir embora para a sua terra natal.
A chave pix para quem quiser ajudar Jacques é 96991952395 e está em nome de Maria Raimunda Cardoso Pinto.