Mensagens entre delegado e traficante geraram pedido de prisão

Delegado Sidney Leite será encaminhado para audiência de custódia. Mensagens são controversas, segundo fontes ouvidas pelo Portal SN
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Trocas de mensagens no WhatsApp entre o delegado Sidney Leite e um traficante serviram de base para que o Ministério Público do Estado e a Polícia Federal pedissem a prisão preventiva dele. Leite foi preso nesta quarta-feira (14), durante o cumprimento de oito mandados de prisão na “Operação Queda da Bastilha”. O teor das mensagens, segundo fontes ouvidas pelo Portal SelesNafes.Com, gera controvérsias, pois podem evidenciar crimes ou retratar o cotidiano de investigações policiais.

Os investigadores tiveram acesso a mensagens de um traficante conhecido como “Tio Chico”, nas quais ele dialoga com Sidney Leite. O Portal SN não conseguiu ter acesso à conversa, mas policiais consultados advertem que é importante analisar o contexto do diálogo.

“Quando um policial quer informações sobre bandidos ele não vai conversar com o Papa, vai falar com bandidos”, comparou um delegado da Polícia Civil com mais de 20 anos de experiência.

O delegado Sidney Leite é um dos policiais mais conhecidos do público no Amapá, especialmente pela divulgação que ele próprio faz nas redes sociais e na imprensa, sempre mostrando operações e apreensões conduzidas por ele à frente da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).

Procurado, o delegado geral de Polícia, Uberlândio Gomes, avaliou que o pedido de prisão foi desnecessário, principalmente porque Sidney Leite está afastado das funções desde julho para concorrer a uma cadeira de deputado estadual. 

“Entendemos como açodada e desproporcional. O delegado já estava afastado de suas atribuições (para concorrer), possui residência fixa e não oferece perigo à investigação exatamente por estar licenciado”, comentou.

Dois criminosos foram mortos durante o cumprimento de mandados de prisão. Fotos: Olho de Boto/SN

R$ 87 mil foram apreendidos em um dos endereços

Custódia e pedido

Sidney Leite foi levado para a sede da PF, e será encaminhado para audiência de custódia ainda hoje.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado pediu ao juiz que presidirá a audiência que se a prisão for mantida, então que ela seja cumprida na sede da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), na Rodovia Duca Serra, zona oeste de Macapá.

Normalmente, servidores públicos acusados de crimes são colocados em centros de custódia, mas o problema é que em alguns deles existem pessoas presas por Sidney Leite acusadas de tráfico de drogas.

A Operação Queda da Bastilha também investiga a suposta participação de policiais penais e advogados num esquema para cometimento de crimes dentro e fora do Iapen. Mandados de prisão foram cumpridos em celas do presídio, e dois criminosos foram mortos numa troca de tiros entre policiais militares e federais no Bairro do Muca.

Abaixo leia na íntegra a nota à imprensa assinada pela Delegacia Geral e a Associação de Delegados.

A Polícia Civil do Estado do Amapá (PCAP) e a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Amapá (ADEPOL/AP) tomaram conhecimento na manhã desta quarta-feira (14) do cumprimento de medida cautelar deflagrada pela Polícia Federal com o GAECO/AP em face de um Delegado de Polícia Civil. A partir do conhecimento da operação, a Corregedoria-Geral de Polícia Civil iniciou contatos institucionais com as autoridades responsáveis, a fim de se inteirar dos fatos investigados e dos elementos de informação colhidos até o momento.

Salientamos que se trata de medida cautelar em face de Delegado de Polícia Civil afastado da instituição em razão do gozo de licença para atividade política desde o dia 02 de julho do corrente ano, nos termos da legislação vigente. Diante das circunstâncias, a Corregedoria-Geral da Polícia Civil irá solicitar formalmente cópia dos autos do inquérito que apuram a conduta do servidor, com o fito de que sejam adotadas as providências no âmbito administrativo, se de fato, restar caracterizada alguma ilicitude.

Ressaltamos, todavia, que a Associação dos Delegados de Polícia do Amapá está acompanhando detidamente o caso e atenta à observância de todos os direitos e garantias constitucionais do servidor, especialmente no que tange à presunção de inocência, ao contraditório e à ampla defesa. Não obstante o respeito à decisão judicial, entendemos como açodada e desproporcional a medida cautelar imposta, considerando que se deu contra servidor público já afastado de suas atribuições funcionais anteriormente, o qual possui residência fixa, não havendo perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado, tampouco contemporaneidade dos fatos, consoante os ditames do Código de Processo Penal.

Assessoria de Comunicação DGPC/ADEPOL

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!