Pela 1ª vez, meteorologia registra trombas d’água simultâneas no Amapá

As trombas d'água foram vistas sobre o Rio Amazonas por navegantes entre Macapá e o Arquipélago do Bailique.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Um fenômeno meteorológico raro chamou a atenção no Amapá, na tarde de terça-feira (20).

Duas trombas d’água foram vistas ao mesmo tempo sobre o Rio Amazonas, entre os localidades de Ipixuna e Pau Mulato, localizadas entre Macapá e o Arquipélago do Bailique. As imagens foram registradas por ribeirinhos da região.

A informação é do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa).

“Foram registradas vindas desse sistema convectivo que causou chuvas não só na região de Macapá, mas próximo de Itaubal, Santana e Mazagão. Era uma linha de instabilidade que se estendeu desde o Maranhão até a Guiana Francesa, causando chuvas em pontos localizados sobre essas área”, explicou o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Dr. Jefferson Vilhena.

A imagem impressiona por ser algo raro e bonito, mas perigoso. É a primeira vez que a meteorologia identifica esse tipo de caso no Amapá.

“A ocorrência de uma única tromba d’água já é rara, aqui, na nossa região. Acontece, mas é difícil. A gente tem cerca de dois a três eventos durante o ano. É a primeira vez que eu observo a ocorrência de duas ao mesmo tempo. Então, a gente tem esse registro muito raro que foi filmado”, detalhou Jefferson.

Dr. Jefferson Vilhena afirmou que esse é o primeiro registro no Amapá

A tromba d’água é um tornado sobre uma superfície de água. O vórtice de ar girando suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar ou, raramente, em rios muito largos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!