Por RODRIGO ÍNDIO
Uma casa localizada no Curiaú, em Macapá, foi destruída por um incêndio provocado por uma descarga atmosférica durante o temporal que atingiu Macapá e outros municípios do Amapá, desde o início da noite de terça-feira (20) até a madrugada desta quarta-feira (21).
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, o fogo começou após o raio causar sobrecarga nas instalações elétricas da residência.
Segundo o capitão Izídio Júnior, chovia bastante na hora do sinistro. A residência, de pequeno porte, era de madeira, o que contribuiu para as chamas se alastrarem rapidamente, mesmo debaixo de chuva.
Os militares foram acionados e controlaram o foco do incêndio, impedindo que ele se espalhasse para a vegetação ao redor, que constitui uma área de preservação ambiental.
Entretanto, o fogo consumiu toda a estrutura de madeira do imóvel. Vários objetos da proprietária foram perdidos. Ninguém ficou ferido.
Meteorologia
De acordo com o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa), as chuvas foram provocadas por sistemas convectivos. As linhas de instabilidade se estenderam do Maranhão até a Guiana Francesa causando chuvas localizadas.
“Elas vêm acompanhadas de muitos raios e ventos fortes. É preciso ter cuidado”, disse o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), doutor Jefferson Vilhena.
Vários bairros ficaram sem energia devido as chuvas fortes. Os mais atingidos foram da zona norte de Macapá. A orientação da meteorologia em casos de chuvas é procurar área abrigada que seja distante de árvores e postes de luz, que atraem raios.