Raio causa incêndio e destrói casa no Curiaú

Descarga atmosférica atingiu sistema elétrico da residência, localizada na zona norte de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Uma casa localizada no Curiaú, em Macapá, foi destruída por um incêndio provocado por uma descarga atmosférica durante o temporal que atingiu Macapá e outros municípios do Amapá, desde o início da noite de terça-feira (20) até a madrugada desta quarta-feira (21).

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, o fogo começou após o raio causar sobrecarga nas instalações elétricas da residência.

Segundo o capitão Izídio Júnior, chovia bastante na hora do sinistro. A residência, de pequeno porte, era de madeira, o que contribuiu para as chamas se alastrarem rapidamente, mesmo debaixo de chuva.

Os militares foram acionados e controlaram o foco do incêndio, impedindo que ele se espalhasse para a vegetação ao redor, que constitui uma área de preservação ambiental.

Entretanto, o fogo consumiu toda a estrutura de madeira do imóvel. Vários objetos da proprietária foram perdidos. Ninguém ficou ferido.

Fogo consumiu toda a estrutura de madeira do imóvel. Fotos: Reprodução/Divulgação

Meteorologia

De acordo com o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa), as chuvas foram provocadas por sistemas convectivos. As linhas de instabilidade se estenderam do Maranhão até a Guiana Francesa causando chuvas localizadas.

“Elas vêm acompanhadas de muitos raios e ventos fortes. É preciso ter cuidado”, disse o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), doutor Jefferson Vilhena.

Vários bairros ficaram sem energia devido as chuvas fortes. Os mais atingidos foram da zona norte de Macapá. A orientação da meteorologia em casos de chuvas é procurar área abrigada que seja distante de árvores e postes de luz, que atraem raios.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!