Por ANDRÉ SILVA
Uma oficina de reciclagem ensinou alunos de uma escola pública na zona norte de Macapá a transformar materiais descartados na procissão do Círio de Nazaré em sacolas reutilizáveis.
O projeto que acontece na escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, localizada no Bairro Jardim Felicidade 2, zona norte de Macapá, está sendo desenvolvido pela Cooperativa de Arte e Cultura Imagem e Cia.
O principal objetivo é conscientizar a população quanto a reutilização de resíduos sólidos por meio da reciclagem e assim preservar o meio ambiente. O laboratório utilizado para o experimento foi o maior evento católico de Macapá e recebeu o nome de Círio Reciclado.
Inácio Sena, tesoureiro da cooperativa, disse que desde a criação do grupo, a reutilização de resíduos sólidos esteve presente na confecção de figurinos e objetos cênicos.
Ele garantiu que além de aprender o básico para costurar as bolsas e sacolas, os alunos ainda participam de uma palestra onde o principal assunto é o bom uso de resíduos sólidos e as políticas públicas para a preservação do meio ambiente.
“A gente espera que de 30 pessoas a gente consiga formar pelo menos 5 artesãos. Se a gente conseguir isso já é um lucro muito grande. Porque esses artesãos certamente vão passar pra outras pessoas, formar outras cooperativas e associações e por aí vai. É um trabalho de formiguinha, mas que é muito importante, tanto pra reciclagem, quanto para a cultura de artesanato”, reforçou Sena.
A aluna do terceiro ano, Larissa Dias, de 17 anos, é uma artesã em potencial. Ela chegou a comercializar pulseiras de liga e missanga, e falou que vai aprender a fazer a sacola e, de repente, passar a oferecê-las em seu portfólio.
“É sempre importante manter o assunto ‘reciclagem’ presente no nosso dia-a-dia. Nosso meio ambiente vem piorado mais e mais no decorrer dos anos e eu mesmo pude perceber isso no nosso estado: está muito mais quente. Reforçar que precisamos cuidar do nosso meio ambiente é muito importante”, advertiu.
Esta foi a primeira de uma série de oficinas que acontecem no próximo dia 1⁰ e 19 de novembro, em mais uma escola. A oficina tem o apoio da Sicredi e do Sistema OCB Amapá.