Por ALEXANDRE GAMA
Uma obra de grande importância social para a população macapaense encontra-se abandonada desde o fim de 2019. O prédio é da Prefeitura de Macapá e fica localizado no Bairro Parque dos Buritis, na zona norte de Macapá.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um órgão municipal que busca oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco social pessoal ou por violação de direitos. Boa parte da estrutura está pronta, mas não houve conclusão.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Parque dos Buritis, Carlos Alcântara, a prefeitura tem recebido pedidos para a retomada da obra.
“Tem dois anos que eu tô pedindo. A obra parou no fim da gestão Clécio [ex-prefeito], depois o Furlan recomeçou no início do mandato e depois parou de novo, e, tá aí: mais de dois anos parada essa obra”, protestou o presidente da associação.

Mato tomou conta do terreno

Boa parte da estrutura está pronta, mas não houve conclusão. Fotos: Alexandre Gama
Adriana Azevedo, de 34 anos, é moradora do bairro e recebe benefícios do Governo Federal. Ela disse que para realizar uma atualização do Cadastro Único Social, precisa se deslocar para outros bairros.
“Se a gente tivesse esse Creas funcionando, não precisaria disso”, reclamou a usuária.
A segurança também preocupa os moradores. Eles temem passar por perto do local, sobretudo à noite, pois, segundo eles, a construção serve de esconderijo para assaltantes que surpreendem as vítimas.

À noite, o local é usado por assaltantes, dizem moradores

Obra começou em 2019
“À noite é a pior hora pra passar por aqui. Como é um lugar abandonado, tem gente que entra aí pra fazer besteira. A gente tem medo de assalto”, disse uma moradora que não quis se identificar.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Macapá para saber quando a obra seria retomada, mas nenhuma resposta foi dada.