Por ANDRÉ SILVA
A partir deste sábado (15) a unidade criada para atender pacientes com suspeita de covid-19 localizada no Bairro Santa Inês será fechada pela Prefeitura de Macapá.
Conhecida na cidade como Covidinho, a unidade foi palco de várias notícias tristes durante a pandemia em Macapá.
A prefeitura afirmou que a decisão foi tomada como base os números epidemiológicos, que apresentam queda de casos positivos. Desde 4 de outubro, a capital registrou apenas 17 casos confirmados.
A unidade, que passou a ser referência em síndromes respiratórias, atendia pacientes com suspeitas de covid. Atualmente, realiza testes e primeiros atendimento a pacientes com crise.
“Além disso, com o avanço da vacinação da população de Macapá contra a covid-19 está em atualmente em mais de 77% da população acima de 18 anos com a primeira dose, e 67,93% com a segunda dose e ocupação dos leitos voltados para o atendimento da Covid-19 no Amapá, que é de 5,6%, considerando as redes pública e privada. Além disso, não foi registrado nenhum óbito relacionado à doença em quase dois meses”, justificou, em nota, a prefeitura.
Passam a ser referência para síndromes gripais e casos suspeitos de covid as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Perpétuo Socorro e Marabaixo, além da UBS Marcelo Cândia, na zona norte, e Pedro Barros, na Fazendinha.
Todas as UBSs da rede municipal disponibilizam teste para covid-19, que pode ser feito mediante apresentação de solicitação médica.