Por RODRIGO ÍNDIO
Dados epidemiológicos apresentados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) do Amapá, nesta terça-feira (22), demonstram um crescimento de 1.264% no número de casos da covid-19.
Para se ter uma ideia, na primeira semana do mês de novembro (30/10 a 5/11) a média de casos diários era de 11,43. Já nas duas semanas seguintes (de 13/11 a 19/11), a média passou para 155,86 casos registrados por dia.
De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Macapá lidera entre os municípios que apresentaram o maior número de casos diários. Foram 47 casos na primeira semana de novembro, 148 na segunda e 580 na terceira.
A cidade de Santana vem na 2ª colocação após registrar 27 casos na primeira semana, 21 na segunda e 315 casos na terceira. Oiapoque, Tartarugalzinho e Calçoene também apresentaram aumento acentuado de casos.
Internações
Apesar do aumento de casos, não há uma escalada brusca das internações. Atualmente, apenas 11 pessoas estão em hospitais públicos e privados por conta da doença. Em isolamento residencial são 1.833, conforme o boletim informativo desta terça-feira.
A maioria dos novos caso é de pessoas que não tomaram vacina ou não tomaram todas as doses indicadas. Das pessoas que internaram de 1º a 17 de novembro, 74% foram crianças.
Ainda de acordo com a SVS, medidas serão adotadas em todos os municípios, inclusive, com a orientação do retorno do uso de mascaras em locais fechados e trabalhar o estímulo da ampliação da oferta vacinal.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já tomou medidas de retaguarda hospitalar para que não faltem leitos para pessoas acometidas pela covid.
notícias de Macapá