Nova onda: casos de covid crescem 1.264% no Amapá e SVS volta a pedir máscaras

Em Macapá, a quantidade diária pulou de 11 para 155 testes positivos
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Dados epidemiológicos apresentados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) do Amapá, nesta terça-feira (22), demonstram um crescimento de 1.264% no número de casos da covid-19.

Para se ter uma ideia, na primeira semana do mês de novembro (30/10 a 5/11) a média de casos diários era de 11,43. Já nas duas semanas seguintes (de 13/11 a 19/11), a média passou para 155,86 casos registrados por dia.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Macapá lidera entre os municípios que apresentaram o maior número de casos diários. Foram 47 casos na primeira semana de novembro, 148 na segunda e 580 na terceira.

A cidade de Santana vem na 2ª colocação após registrar 27 casos na primeira semana, 21 na segunda e 315 casos na terceira. Oiapoque, Tartarugalzinho e Calçoene também apresentaram aumento acentuado de casos.

Dados divulgados pelo Coesp nesta terça, 22

Internações

Apesar do aumento de casos, não há uma escalada brusca das internações. Atualmente, apenas 11 pessoas estão em hospitais públicos e privados por conta da doença. Em isolamento residencial são 1.833, conforme o boletim informativo desta terça-feira.

A maioria dos novos caso é de pessoas que não tomaram vacina ou não tomaram todas as doses indicadas. Das pessoas que internaram de 1º a 17 de novembro, 74% foram crianças.

Ainda de acordo com a SVS, medidas serão adotadas em todos os municípios, inclusive, com a orientação do retorno do uso de mascaras em locais fechados e trabalhar o estímulo da ampliação da oferta vacinal.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já tomou medidas de retaguarda hospitalar para que não faltem leitos para pessoas acometidas pela covid.

notícias de Macapá

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!