Por ANDRÉ SILVA
Gabriel Vitor Maciel Quaresma hoje tem 17 anos, mas aos 12 ele teve que viver um dos momentos mais difíceis da vida. Tímido e sem muito o que dizer, deixa as palavras sob a responsabilidade do pai, o autônomo Ronley de Vilhena Quaresma de 48 anos.
Ronley contou ao portal SelesNafes.com como foi a luta do filho, que foi diagnosticado em 2017 com ortiosarcoma que é um tipo de câncer que se aloja nos ossos.
O autônomo relatou que as primeiras dores começaram em julho daquele ano.
“Foi feito um raio x e mostrou que fêmur da perna dele estava comprometido. Daí em diante nossa vida mudou completamente. Conseguimos a transferência dele para São Paulo, com a ajuda da Ong Carlos Daniel, e foi feito todos os exames dele. O tumor diminuiu, só que, devido a gravidade e comprometimento do osso, médico achou melhor amputar , caso contrário ele poderia ter uma metástase (infecção generalizada)”, contou o pai.
O rapaz, hoje com 17 anos, está curado da doença e precisa apenas fazer o acompanhamento de rotina que acontece a cada seis meses.
Durante a conversa com os pais dele, Gabriel, que hoje é para-atleta, quebrou o silêncio e disse se sentir bem melhor agora, porque está viajando e participando de competições, o que segundo ele, ajuda com a mente.
“Hoje estou bem melhor. Sou atleta e viajo pra disputar. Pra mim está sendo muito bom pra minha cabeça. Hoje preciso de uma prótese, a minha está muito apertada”, disse o jovem.
Ele compete nos estilos lançamento de dardo, arremesso de peso e lançamento de discos. A última competição ocorreu em Agosto deste ano em Macapá. Ele ficou em primeiro lugar nas três modalidades na categoria F- 63, que é amputação acima do joelho. A próxima viagem está agendada para São Paulo e vai acontecer em novembro.
Atualmente a prótese ideal para Gabriel que é um atleta, seria de fibra de carbono e está na faixa de R$ 14 mil, segundo o pai.
Para ajudar, as pessoas podem fazer doações através da conta corrente do Banco do Brasil:
Conta: 1902-X
A gência: 863.364-9 ou por meio do
Pix: (96) 99124-9140 em nome de
Eliude da Costa Maciel