Adversários de Clécio na campanha sinalizam pacificação

Dois rivais da campanha acenaram com bandeira branca ao novo governo
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Normalmente, os adversários de campanha costumam afirmar que após a eleição o “palanque está desfeito”, sinalizando que a guerra eleitoral acabou e é hora de trabalhar em conjunto pelo “bem do povo”. O problema é que, na prática, o armistício nem sempre se concretiza por uma série de fatores.

Entre os motivos que mais colaboram para impedir a pacificação estão os aspectos ideológicos, interesses políticos e econômicos, mas, sobretudo, a falta de inteligência emocional.

Em muitos casos, a guerra na campanha chega ao nível máximo de “romper a corda”, o que significa dizer que as feridas abertas por denuncismo eleitoral, ofensas, acusações e outros bombardeios da contrapropaganda dificilmente serão cicatrizadas. Dificilmente, eu disse. E afirmo isso porque na política o inimigo de hoje é o aliado de amanhã, e já vimos essa obra muitas vezes.

Foi assim com os Capiberibes (PSB) x Gilvam Borges (MDB), Gilvam x Jaime Nunes (PSD), Randolfe Rodrigues (Rede) x Davi Alcolumbre (UB), Furlan (sem partido) x Gilvam, Waldez (PDT) x Davi, Lucas Barreto (PSD) x Davi, Lula (PT) x Alckmin (PSB). E como dizia o ex-governador Anníbal Barcellos: “e por aí afora…”.

Esta semana, duas das maiores lideranças políticas do Amapá acenaram para uma pacificação com o novo governador, Clécio Luís (SD), diplomado no último dia 19. Lucas Barreto, que apoiou Jaime Nunes, fez questão de cumprimentar e aceitar o cumprimento de Clécio durante a solenidade no TRE. Rapidamente, os dois prometeram trabalhar juntos.

Já o prefeito Furlan fez um aceno público nas redes sociais parabenizando Clécio, e sugerindo até um café com o governador para discutir futuras parcerias em nome de Macapá.

Aceno de Furlan e convite para café

Lucas anunciando recursos para Macapá com Clécio, em 2020

Mais do que a conveniência política, os políticos (nem todos) já aprenderam há muito tempo que existe uma linha frágil entre ganhar uma eleição e fazer inimigos eternos. Nem sempre a pacificação é possível, mas ela é uma questão de sobrevivência política.

Afinal, estão todos no mesmo barco, e brigas só neutralizam ações produtivas que podem gerar boas avaliações do eleitor, que está mais atento do que nunca. Só quem briga, briga, briga e não produz nada, está fadado à aniquilação. É questão de tempo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!