Por JÚLIO MIRAGAIA
Foi um dos destaques de evento científico no estado do Maranhão o projeto “Laboratório Itinerante de Coleta nos Assentamentos de Tartarugalzinho\AP”. O trabalho é desenvolvido e foi apresentado pela biomédica Janaina Viana Rodrigues, coordenadora do Laboratório Municipal de Análises Clínicas da cidade amapaense.
O II Congresso Maranhense de Análises Clínicas e Medicina Laboratorial (COMAC) aconteceu nos dias 26, 27 e 28, em São Luís. O evento é um dos mais importantes da área e contou com palestras de conferencistas de renome, com participação de trabalhos de estudantes e profissionais das análises clinicas de todo o Brasil.
Janaina Viana Rodrigues conta que foi gratificante desenvolver o projeto de coleta de exames laboratoriais em regiões de difícil acesso, pois em alguns assentamentos a distância se torna um empecilho para que as pessoas busquem atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A biomédica explica que oferecer acessibilidade por meio desse trabalho garante o atendimento do usuário pelas equipes de estratégia saúde da família (ESF), um dos objetivos da iniciativa. Janaina diz também que a participação no congresso essa semana foi importante e significativa, já que a oportunidade de mostrar para os profissionais de todo o Brasil uma iniciativa exitosa no norte do Brasil.
Janaina Viana Rodrigues é especialista em Análises Clínicas e Imunologia Clínica. A profissional de saúde diz que trabalhar com projetos como o laboratório itinerante ajuda na prevenção e diagnóstico de doenças em seu estado inicial, ajudando a aliviar o sistema público de saúde, já tão sobrecarregado.
O projeto de laboratório itinerante em assentamentos foi premiado em 2022, pela III Mostra Amapá Aqui Tem SUS, na modalidade Diagnóstico Laboratorial até 22 mil habitantes, e teve apoio da Secretaria de Saúde de Tartarugalzinho, através do secretário de saúde David Anderson Cordeiro de Abreu. O gestor faleceu em meados de dezembro de 2022 e não pode presenciar o trabalho exposto nacionalmente, lamenta Janaina.
“Esse relato de experiência é uma forma de homenagear o secretário Anderson, já que o apoio que ele nos deu foi preponderante para o sucesso dessa iniciativa”, revelou.
A coordenadora do laboratório municipal de Tartarugalzinho agradeceu ainda aos colaboradores da UBS Meireles, entre eles o laboratório de análises clinicas, o prefeito Bruno Mineiro pelo apoio integral no que concerne a melhoria da atenção básica no município e a ex-secretária de saúde e hoje deputada estadual Liliane Abreu.