Saúde: força-tarefa avalia 1ª semana de ações e planeja reforma do modelo de gestão

Mudanças no Hospital de Emergência de Macapá já puderam ser observadas nesses primeiros dias.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ ZUMBI

A força-tarefa da saúde formada e liderada pelo governador Clécio Luís ainda não chegou aos municípios mais distantes do Amapá. As energias estão concentradas na Região Metropolitana, nos municípios de Macapá e Santana.

Gestores do setor, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e da Fundação de Saúde Amapaense (FSA), acompanham as visitas e aproveitam para ventilar novidades.

A enfermeira Silvana Vedoveli, que foi secretária municipal de saúde na era Clécio frente à prefeitura de Macapá, tem a missão de transformar a realidade do setor no Estado. O último governo fez investimentos consideráveis, mas ainda há muito a ser feito.

Ao lado do governador, ela passou os dias desta primeira semana da nova gestão percorrendo Unidades de Saúde, com atenção especial voltada ao Hospital de Emergência.

Gestores passaram os primeiros dias da nova gestão percorrendo hospitais da região metropolitana de Macapá e Santana. Foto: André Zumbi/SN

A secretária se atualizou sobre obras importantes que vão desafogar as filas de atendimentos dos hospitais da capital. No interior, o Hospital Regional de Porto Grande, explicou, já está praticamente pronto. Já o de Santana está com mais de 70% da obra concluída.

Sobre dar continuidade às contratações de terceirizados para administração dos hospitais pelas Organizações Sociais, ela adiantou que já começou a conversar com a empresa que cuida do HE, mas que pretende ainda conversar com as demais.

Silvana Vedoveli: “vamos dar continuidade às obras importantes que vão desafogar as filas de atendimentos dos hospitais da capital”

“Precisamos avaliar como elas estão, seus contratos e isso tudo vai ser feito ainda essa semana”, observou.

A previsão é que a força-tarefa chegue aos outros municípios do interior a partir de semana que vem.

Fundação de Saúde Amapaense

A Fundação de Saúde Amapaense foi constituída esta semana junto com outras 7 secretarias, a partir da aprovação do Projeto de Lei enviado pelo ex-governador Waldez Góes (PDT) à Assembleia Legislativa no dia 29 de dezembro. O projeto foi aprovado no último dia 5.

O objetivo do órgão público é promover a reforma na assistência hospitalar do estado, como explicou a presidente Gisela Cesimbra.

A ideia é que futuramente a FSA faça a gestão de todos os hospitais do estado. A prestação de serviço ocorre por convênio mediante assinatura de contrato após apresentação de plano de ação à Sesa. À instituição caberá prestar contas com a gestão pública e Conselho de Saúde, para que o convênio seja renovado.

Gisela Cesimbra: ideia é que a Fundação de Saúde assuma a gestão dos hospitais estaduais

“Existe cessão de funcionário público para a Fundação, por exemplo a partir da Sesa, existe possibilidade de chamada de concurso e contratação de empresa porque ela (Fundação) gere toda a assistência hospitalar. No momento que organizar um hospital, monta-se outro plano para uma outra unidade hospitalar. À medida que o tempo vai passando e eles vão organizando as estruturas hospitalares, a gente vai absorvendo as outras unidades”, explicou Casimbra.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!