Formigueiro comemora 29 anos de carnaval

O tradicional bloco é um dos últimos a fechar as festividades de carnaval em Macapá
Compartilhamentos

Por ANDRÉ ZUMBI

A quarta-feira de cinzas em Macapá é marcada com a festa dos últimos blocos de carnaval. No Centro da cidade, atrás da Igreja Matriz de São José, a festa da ressaca fica por conta do Bloco do Formigueiro, que há 29 anos serve caldo e toca música ao vivo para os brincantes que ainda resistem às últimas horas de folia.

O bloco que ficou desde 2019 desativado, foi criado pela família do músico e compositor amapaense Val Milhomem, que vindo com os amigos da A Banda – realizada na terça-feira gorda – teve a ideia de criar o evento para a quarta de cinzas. O irmão dele, Eri Milhomem, um dos organizadores da festa, lembra como tudo começou.

“O meu irmão teve a feliz ideia de nós fazermos uma brincadeira na quarta-feira de cinza, já que tinha em outros estados. Aí, aderimos à ideia e fizemos a primeira. O Val fez a música Formigueiro, fizemos a festa e estamos até hoje com ela, 29 anos”, explicou o organizador.

Janison Lacerda, de 49 anos, cura a ressaca no bloco há 15 anos. Ele considera a festa uma espécie de preparação para a volta à rotina de trabalho e compromissos.

Há 29 anos o Bloco do Formigueiro serve caldo…

… e toca música ao vivo para os brincantes. Fotos: André Zumbi/SN

Eri Milhomem é um dos organizadores da festa

Janison Lacerda: “É uma retomada para a semana normal depois de uns dias de folia”

“É uma retomada para a semana normal depois de uns dias de folia. Tomar esse caldo e relaxar. Fazer o ‘volta à calma’, como dizem os atletas para a rotina diária”. 

O tradicional caldo de carne e de mocotó está sendo servido para os foliões desde às 8h da manhã. Trezentos abadás foram disponibilizados para os brincantes que se divertem ao som da bandinha de carnaval.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!