Da REDAÇÃO
Uma ação de fiscalização realizada pelo Ibama, em conjunto com o ICMBio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Amapá, resultou na apreensão de aproximadamente 2 mil caranguejos-uçá vivos na madrugada do último domingo (26).
Os animais haviam sido capturados durante o 2° período de defeso da espécie em mangue localizado na Reserva Biológica do Lago Piratuba, no município de Serra do Navio e carregados até a Vila do Sucurujú, no município de Amapá, a 360 km de Macapá, onde foram colocados em uma embarcação para deslocamento fluvial.
Durante a escolta do barco por agentes ambientais até o mangue, onde os animais seriam devolvidos à natureza, foi feita abordagem a uma segunda embarcação, carregada de madeira sem Documento de Origem Florestal (DOF). Cerca de 12 metros cúbicos de madeira foram apreendidos pela equipe de fiscalização.
O defeso do caranguejo-uça proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização da espécie Ucides cordatus em 11 estados: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Defeso da espécie Ucides cordatus está vigente em 11 estados. Foto: Divulgação/Ibama
A proibição abrange 3 períodos durante os quais ocorre a reprodução da espécie: 22 a 27 de janeiro, 21 a 26 de fevereiro e 22 a 27 de março.