Só com a roupa do corpo, família tenta recomeçar após incêndio

Chamas consumiram toda a casa. Família só ficou com a roupa do corpo.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ ZUMBI

As chamas que consumiram completamente a casa da família Pennafort, no centro de Macapá, na noite de domingo (26), não foram capazes de acabar com a força de vontade de recomeçar.

Durante toda a manhã desta segunda (27), amigos e familiares chegavam de todos cantos para prestar solidariedade e apoio. Entre os escombros, tentavam encontrar o que poderia ter resistido ao fogo. Mas era quase impossível.

O fogo consumiu tudo: roupas, móveis, objetos pessoais, livros, utensílios domésticos e eletrodomésticos. A família ficou só com a roupa do corpo.

Segundo o professor de língua portuguesa, Marcos Amorim Pennafort, a casa foi construída há mais de 50 anos e era herança de família.

Chamas destruíram por completo…

… toda estrutura de madeira…

… e de alvenaria do imóvel. Fotos: André Zumbi/SN

Ali, ele morava com as tias e lembra que quando os parentes chegaram no local, só era possível atravessar o Canal da Avenida Mendonça Júnior, onde ficava a casa, usando pontes de madeira.

A estrutura da residência era 80% de madeira e o restante de alvenaria, fator que, segundo o professor, pode ter contribuído para que as chamas se espalhassem rapidamente.

Ele disse que o Corpo de Bombeiros chegou a fazer uma perícia prévia no local e constatou que não havia “causa aparente” para ter iniciado o incêndio.

Estrago foi muito grande…

… não sobrou nenhum

Professor Marcus sobre as causas: “há outras possibilidades que estão no rol de suspeitas”

“A única coisa que a gente pode dizer é que não foi vela. A gente não tinha o hábito de acender vela aqui dentro. Agora, há outras possibilidades que estão no rol de suspeitas”, disse o professor.

Marcos se refere a possibilidade de uma sobrecarga ter provocado o acidente. Ele disse que no sábado (25), ocorreram três quedas de energia na região. Alegou que a fiação da casa é atual e não há furto de eletricidade (gato) na casa.

Funcionários da Semas foram ao local para cadastrar família para aluguel social

Pela manhã, familiares…

… conferiram os estragos …

… causados pelas chamas

“Talvez, pode ter agravado alguma coisa no sistema elétrico da casa e quando chegou o domingo, se houve alguma queda de energia, as pessoas que estavam na casa não sabem dizer, porque eles estavam aqui fora, na beira do canal pegando vento”, pontuou.

A família perdeu tudo no incêndio, por isto, os amigos e parentes resolveram fazer uma campanha para ajudá-los a comprar roupa e elementos. Para ajudar, as pessoas podem contribuir pessoalmente com roupas e alimentos.

Família precisa de ajuda

A casa fica na Avenida Mendonça Júnior, 643, no Centro de Macapá. As doações também podem ser feitas por meio da chave pix 96991399103, em nome de Maria da Conceição Pennafort.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!