Teatro das Bacabeiras precisará de novo projeto para reabrir ao público

Equipes da Secult e Seinf reuniram-se novamente para definirem plano de ação e pontos serem adequados ao projeto inicial
Compartilhamentos

Por ANDRÉ ZUMBI

Ainda não há previsão para reabertura do Teatro das Bacabeiras ao público. O cenário que já foi cartão postal de Macapá está com a plateia vazia desde 2019, quando o palco fechou as cortinas para uma reforma, que acabou interrompida na pandemia.

Retomada em 2022, após o período mais crítico da covid-19, a obra previa climatização, instalação de sistemas de prevenção de incêndio e proteção de descargas atmosférica (SPDA), serviços orçados em R$ 1,5 milhão – recursos de emenda do senador Davi Alcolumbre (UB) e contrapartida estadual.

O prazo inicial para o término da reforma era abril próximo. Contudo, após inspeção, técnicos da nova gestão de governo observaram que o prédio precisa de mais intervenções e um novo projeto passou a ser construído.

Por isto, nesta quarta-feira (1), equipes das Secretarias de Cultura (Secult) e de Infraestrutura do Estado (Seinf) voltaram a se reunir para alinhar ideias e definirem, juntos, os novos pontos a serem adequados no projeto.

Cenário que já foi cartão postal de Macapá…

… está com palco fechado …

… e a plateia vazia desde 2019. Fotos: André Silva/SN

“Para esse levantamento, para as novas necessidades, precisa ter um novo aporte financeiro. O que está em curso, o recurso já está garantido e já tem uma empresa executando. Agora estamos fazendo esse novo levantamento para reabrir as portas do teatro com todos os itens de reforma necessários”, explicou a explicou a secretária de Cultura, Clícia Di Miceli.

O secretário de infraestrutura, Deived Covre, falou que a ideia é produzir um projeto se adeque a realidade do teatro e que possa dar uma noção de quanto será necessário para investir, e para isso, fazem parte da equipe técnica, além de representantes das duas secretárias, técnicos que trabalham nas dependências do teatro.

Secretária de Cultura, Clícia Di Miceli

Equipes das Secretarias de Cultura e Infraestrutura se reuniram para alinhar ideias

“Essa equipe multidisciplinar vai produzir um projeto que seja a realidade do teatro, tanto para quem está aqui trabalhando quanto para quem se apresenta e para quem visita. Para que possamos chegar o mais próximo da necessidade, é importante ouvir maior número de pessoas. Então, optamos por trazer a equipe técnica da secretaria para cima do palco do teatro, para que possamos, juntos, formatar um projeto onde todos possam se sentir parte dele”, salientou Covre.

O produtor cultural Amadeu Lobato, gerente do Teatro há quase 2 anos, explicou que o local já foi lugar de vários espetáculos, inclusive os que ele já produziu.

Amadeu lamentou que o espaço esteja fechado ao público, mas disse estar animado com as novas adaptações que o lugar vai receber e se diz esperançoso para a reestreia do Bacabeiras.

Amadeu Lobato, gerente do Teatro: “Fico feliz em fazer parte disso”

“Agora, com certeza, vai acontecer essa grande reforma que a sociedade e a comunidade artística esperam. Fico feliz em fazer parte disso”.

O teatro foi inaugurado em 1990. Está localizado no centro de Macapá, na rua Cândido Mendes, uma das principais do Centro da capital.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!