Por SELES NAFES
O deputado federal Acácio Favacho foi nomeado pela executiva nacional do MDB, nesta sexta-feira (17), como o novo presidente da legenda no Amapá, substituindo o ex-senador Gilvam Borges depois de mais de uma década à frente do partido. Pelo menos por enquanto, não haverá convenção.
“O presidente Baleia Rossi (SP) me convidou para assumir e reorganizar o partido nos municípios visando as eleições de 2024”, explicou ao Portal SN o novo presidente do MDB.
Acácio disse que a ideia é convidar prefeitos interessados em concorrer à reeleição. A mais recente adesão foi do prefeito de Serra do Navio, Elson Belo.
Além de ampliar a quantidade de prefeitos e vereadores, o MDB terá pela frente a missão de pacificar o partido, rachado desde a ruptura com Jaime Nunes e o senador Lucas Barreto (ambos do PSD), nas eleições de 2022.
A crise envolveu também o prefeito de Macapá, Dr Furlan, que saiu do Cidadania no auge da confusão. É muito provável que ele assine ficha de filiação no MDB.
Ainda não foi possível confirmar se Gilvam Borges foi notificado da decisão. A Justiça Eleitoral já foi informada pela direção nacional do partido, que deve organizar uma solenidade na semana que vem para marcar a posse de Acácio Favacho.
O MDB tem quatro deputados estaduais e dois federais.