Da REDAÇÃO
Com baixo estique, o Banco de Leite Humano (BLH) está convocando doadoras. Atualmente, 22 recém-nascidos que estão internados na UTI neonatal da Maternidade Mãe Luzia precisam da doação para se alimentar.
De acordo com a coordenadora do BLH, Darcineide Dias, a queda no estoque aconteceu por conta do pouco número de doadoras cadastradas no banco. Atualmente, são apenas 34 mulheres, por isso, a necessidade de renovar o cadastro periodicamente.
“São diversos os fatores que fazem com que o recém-nascido precise de cuidados neonatais, é nesse momento que eles contam com a ajuda de mães que tenham um excedente de leite para se alimentar. Com um frasco de leite, é possível alimentar até 10 bebês”, afirmou a coordenadora.
Doação domiciliar
O BLH também possibilita que a doação seja feita em domicílio, com mais conforto para a mulher, evitando o deslocamento.
Nesses casos, os servidores vão até a casa da doadora para realizar orientações sobre a coleta e armazenamento, além de fazer a entrega de kit para doação, que é composto por frascos enroscáveis. Após uma semana a equipe retorna até o local para recolher o alimento.
Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a interessada pode ir ao BLH, que funciona 24 horas, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central ou entrar em contato pelo número (96) 98115-9018, que também é WhatsApp.
Ao entrar em contato, a mulher realiza um cadastro e recebe orientações sobre a coleta e o armazenamento. Para doar, é necessário estar saudável, ter excedente de produção e condições de congelar o leite retirado.